Observatório da Seca e da Covid-19 na Agricultura Familiar promove Ciclo de Palestras

O Observatório da Seca e da Covid-19 na Agricultura Familiar da Região Sul, vinculado à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel) promove, de 29 de julho a 30 de setembro, um Ciclo de Palestras virtual. As atividades ocorrem às quartas-feiras, às 14h.

Dentre os temas abordados estão agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, comercialização e consumo, agricultura orgânica e agroecológica, extensão rural e assistência técnica, além de serviços ecossistêmicos.

De acordo com os organizadores, a construção de um Ciclo de Palestras foi uma alternativa pensada para inserir os estudantes e a comunidade nos debates referentes à agricultura familiar.

O primeiro evento ocorrerá no dia 29 de julho, às 14h. As inscrições podem ser feitas aqui. Os participantes que estiverem inscritos receberão certificado de cada uma das palestras.

O projeto
Diante do contexto atual relacionado à seca e à Covid-19, os professores do Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM/UFPel) e convidados propuseram e elaboração de um trabalho de análise do cenário da Agricultura Familiar da Região Sul do Rio Grande do Sul, possibilitando o debate e a proposição de alternativas para o enfrentamento da crise. Até o momento já foram elaborados seis informes sobre diferentes questões: saúde, produção, formas de comercialização, políticas públicas e dificuldades do acesso à programas e ações governamentais nas três esferas.

Saiba mais no site do Observatório.