Início do conteúdo

Museus da UFPel ganham placas de identificação

As fachadas dos museus da Universidade Federal de Pelotas localizados no centro histórico de Pelotas ganharam nova identificação ao longo desta semana: placas indicativas foram instaladas no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, no Museu do Doce e no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, localizados respectivamente na praça Coronel Pedro Osório 8 e 1 e na praça Sete de Julho, 180.

Segundo a coordenadora de Patrimônio Cultural e Comunidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (CPCC/PREC), Silvana Bojanoski, à qual está ligada a Rede de Museus da UFPel, essa poderia ser uma questão trivial, o de uma simples colocação de placa; no entanto, o contexto no qual estão inseridas as instituições não é tão simples.

A primeira das questões é relacionada às exigências da legislação patrimonial, visto que os três museus estão instalados em edificações componentes do patrimônio histórico e cultural de Pelotas. Por isso, consultas foram realizadas pela Rede de Museus e pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) junto à técnicos da Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult), que culminaram na apresentação, tramitação e aprovação junto à Secult e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A segunda surgiu da busca por uma convergência entre as identidades visuais já consolidadas de cada um dos museus e o padrão de placas externas em vigor na Universidade. Essa etapa foi alcançada com o diálogo entre os museus, a Proplan e a Coordenação de Comunicação Social. Foi proposta a utilização do formato atual das placas, mas com as cores das marcas dos museus, de forma a atender ambas as demandas. Também buscou-se indicar a unidade acadêmica a qual cada um dos museus é ligado.