Segunda edição do Conversa Dramática entrevista Patrícia Silveira

O projeto de pesquisa “Leituras do Drama Contemporâneo”, vinculado ao curso de Teatro-Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estreou no mês de junho a série de entrevistas “Conversa Dramática”. Em julho, a segunda edição ocorrerá nesta terça-feira (14), às 20h, com a participação de Patrícia Silveira.

A convidada é dramaturga, poeta, diretora de teatro, atriz e professora. Patrícia Silveira tem formação superior em Teatro-Bacharelado, com habilitação em Direção Teatral (UFRGS), Licenciatura em Letras Português-Espanhol (FURG) e Turismo-Bacharelado (UFPel), é mestre em Teatro (UDESC) e doutora em Letras (PUCRS), na área de concentração de Escrita Criativa, com pesquisa em dramaturgia. Entre as obras já publicadas pela autora estão Em um tempo aberto, Camille no exílio, Caminho para Luamar e Estranhas ficções do tempo, morte e utopia (antologia de contos da Oficina de Criação Literária da PUCRS, ministrada por Luiz Antônio de Assis Brasil e Silva). Em 2012, ganhou o prêmio “Bolsa Ivo Bender de Incentivo à Criação Dramatúrgica”, concurso promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e Instituto Goethe, com o texto Em um tempo aberto. Em 2014, ganhou o Prêmio Funarte de Dramaturgia, com o texto Terra Santa. Em 2017, idealizou e organizou a primeira mesa de dramaturgia de Porto Alegre sobre dramaturgia de autoria feminina, evento que reuniu 12 mulheres dramaturgas. Com esse evento, criou o coletivo As DramaturgA, coletivo que tem o objetivo de promover a dramaturgia escrita por mulheres.

A entrevista será conduzida pela professora Fernanda Vieira Fernandes (coordenadora do projeto) e pela discente do curso de Teatro-Licenciatura Milena Vaz. A transmissão ocorrerá ao vivo pelo canal do projeto no YouTube.

“Conversa dramática” é uma ação que prevê entrevistas com pessoas ligadas ao teatro e, mais especificamente, à escrita dramática. A cada novo episódio, de periodicidade mensal, convidados e convidadas compartilharão um pouco de suas ideias, experiências, processos e olhares.

Conversa Dramática com Patrícia Silveira
Data: 14/07/2020 (terça-feira)
Transmissão: Canal do YouTube Leituras do Drama Contemporâneo UFPel

Publicado em 13/07/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags curso de teatro, Leitura Dramática, Licenciatura em Teatro, Teatro.