Comunicado do Cocepe sobre ingresso do curso de Psicologia

O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da UFPel emitiu um comunicado à comunidade sobre alteração no período de ingresso no curso de Psicologia. Eis o texto:

“Este é um tempo de incertezas e imprevisibilidades em decorrência da crise sanitária. Não há garantias de retorno das atividades presenciais neste ano, tanto que propusemos um calendário alternativo e estamos reorientando nossos procedimentos e práticas para viabilizar o ensino de graduação e de pós-graduação com a mesma qualidade que tivemos até então, sem excluir ninguém.

Este cenário de reajustes nas ofertas propiciou que o COCEPE retomasse uma demanda antiga do curso de Psicologia quanto à mudança no período de ingresso. Um ingresso único no início do ano melhora tanto as condições de ensino, quanto as condições de permanência dos estudantes na cidade e na universidade, assim como o planejamento das famílias e do próprio curso no que se refere, sobretudo, as atividades práticas que são realizadas nas instituições de saúde da cidade, evitando períodos longos de interrupção de atendimentos.

Destacamos que a suspensão da oferta de vagas para o curso de Psicologia na segunda edição do SISU 2020 não acarretará prejuízos aos candidatos que fizeram o Enem 2019, na medida em que está em estudo uma forma de ingresso específico para este curso, considerando a situação de excepcionalidade.

Cabe salientar que os candidatos aprovados no PAVE, para ingresso no segundo semestre letivo de 2020, têm a vaga garantida e serão chamados para realização da matrícula com os demais aprovados no processo seletivo. A publicação do edital de matrícula está prevista para outubro deste ano, conforme divulgado no seguinte endereço:   https://wp.ufpel.edu.br/matriculaspave/.