E-mail Institucional: servidores e setores devem usar para conferir credibilidade

A Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (Progic/UFPel) lançou informativo aconselhando servidores e setores para que utilizem o e-mail institucional, o UFPelMail (@ufpel.edu.br). Trata-se de um serviço de e-mail oferecido a todos os usuários que possuem vínculo com a Instituição. Um dos principais pontos fortes da utilização para a troca de mensagens pelo @ufpel.edu.br é a credibilidade da origem do conteúdo.

O objetivo do UFPelMail é prover a troca de mensagens institucionais entre os usuários da UFPel e os demais provedores de serviço de e-mail na Internet.

De acordo com a Progic, o uso do e-mail institucional confere mais credibilidade à identidade da Universidade e passa mais confiança e segurança às pessoas externas à instituição. Ou seja, ao enviar um e-mail com o domínio da Universidade, o usuário está garantindo que toda informação trocada por este canal é oficial da Universidade.

Para isso, o usuário não necessita utilizar mais uma ferramenta de e-mail, pois ela pode ser configurada para uso em conjunto com outros clientes, como apresentado nestas orientações.

O uso de um e-mail que não é institucional por parte de setores ainda é mais crítico, pois está muito sujeito a fraudes cada vez mais comuns na internet. O uso de um e-mail setorial não institucional pode colocar em vulnerabilidade inclusive dados pessoais. Dessa forma, é altamente recomendado o uso e-mail institucional para estes casos.

Além disso, o e-mail institucional será utilizado preferencialmente para todos os sistemas e serviços institucionais, incluindo as eleições do Conselho de Planejamento (COPLAN) e de representantes dos conselhos superiores da Universidade, tendo em vista que e-mails institucionais promovem maior segurança para o uso no sistema de eleições eletrônicas.

Orientações sobre o serviço UFPelMail encontram-se no Catálogo de Serviços de TI da UFPel. São disponibilizadas orientações gerais de uso e também opções como a utilização do serviço de e-mail institucional a partir de clientes de e-mail externos (Gmail, Outlook, Thunderbird, etc.) e como é realizada a troca de senha a partir do Cobalto.

Caso o servidor ainda não possua e-mail institucional, pode criá-lo agora ou atualizar a sua senha através do Cobalto (menu “e-Mail @UFPel –> e-Mail Institucional”). Para criação de e-mails institucionais de setores a solicitação deve ser através do Atendimento e Suporte ao Usuário.