Início do conteúdo

Projeto na área de cuidados paliativos tem início das atividades

Desde o dia 08 de junho, o projeto de extensão “A consulta de enfermagem como instrumento de cuidado às pessoas com doenças que ameaçam à vida e suas famílias” retornou às atividades. Neste ano, em virtude da pandemia de COVID-19, as orientações em saúde se darão por meio da elaboração de materiais educativos nas modalidades folheto e vídeo. Tais materiais são elaborados a partir de leituras prévias de documentos de referência na área temática do projeto e discussões em grupo.

Ao longo de 2020 o projeto abordará diferentes temas, com foco em pacientes e familiares, tais como controle de sinais e sintomas, definições acerca dos cuidados paliativos, dignidade no final da vida, morte encefálica, luto, limitação e retirada de tratamento, entre outros. Os materiais são publicados semanalmente, às quartas-feiras, nas redes sociais do projeto de extensão (Instagram e Youtube) e no site em que ficam hospedados os folhetos.

Para acessar aos vídeos o endereço eletrônico é: https://www.youtube.com/channel/UC0gaFxvwYl6I2eUEohfpWxw

Para acessar aos folhetos (em versão com qualidade para impressão) o endereço é: https://wp.ufpel.edu.br/francielefrc/materiais-educativos-cuidados-paliativos/

O projeto é coordenado pela professora Franciele Roberta Cordeiro, da Faculdade de Enfermagem, e desenvolvido em colaboração com a enfermeira Ana Cristina Fraga da Fonseca e a médica Vanessa Pellegrini Fernandes, da Equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos do Hospital Escola da UFPel/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Ainda, o projeto tem como colaboradoras as professoras Fernanda Sant’Ana Tristão, Jéssica Siqueira Perboni e Juliana Graciela Vestena Zillmer (Faculdade de Enfermagem UFPel), as mestrandas Carina Rabelo Moscoso e Eduarda Rosado Soares (PPGEnf UFPel), a bolsista Nataniele Kmentt da Silva, além das voluntárias Déborah Postilioni Mourão, Helena da Cruz Campelo, Izadora Martins Correa, Júlia Brombila Blumentritt, Júlia Mesko Silveira, Juliana Zeppini Giudice, Júlia Peres Ávila, Kaliana de Oliveira Silva, Larissa Bierhals, Naiane Pereira de Oliveira e Rayssa dos Santos Marques (Curso de Graduação em ENfermagem – UFPel).

Publicado em 25/06/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Cuidados Paliativos, Enfermagem, Extensão, Faculdade de Enfermagem.