Participação da Química Forense provoca recorde de audiência em webinar de Conselho Federal

O curso de Química Forense da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi um dos convidados pelo Conselho Federal de Química (CFQ) para integrar um dos eventos on-line que celebraram o dia dos profissionais da área, comemorado em 18 de junho. Dentre encontros agendados durante toda a semana, com a temática #FalasdaQuímica e diversos assuntos apresentados por universidades e profissionais do país, a webinar que teve a participação da UFPel atingiu o recorde de audiência em nível nacional pelo interesse que o público teve em obter informações sobre o curso Química Forense.

O evento virtual teve a participação da coordenadora do curso da UFPel, professora Clarissa Marques Moreira dos Santos.

De acordo com o CFQ, a conversa on-line foi movimentada, com a participação do público pelo YouTube e Facebook para tirar dúvidas e conversar sobre esse campo da ciência que costuma ser lembrado por conta de investigações e crimes. Muitos estudantes quiseram saber da professora Clarissa detalhes sobre a formação do Químico Forense, como a grade curricular e o campo de atuação do profissional.

Conforme a docente, é o curso de maior abrangência em termos de estudos investigativos e perícia. Prepara para ser Químico bacharel mas com conhecimentos específicos da Química Forense. “Faz parte da área das ciências forenses, como a odontologia forense, a medicina e a psiquiatria. É uma formação interdisciplinar, que se insere também no âmbito jurídico”, explicou. “Com esta graduação, o aluno será capaz de aplicar a Química no cotidiano, mas voltada para a área investigativa”.

Quem se forma em Química Forense pode trabalhar como perito, cargo para o qual é necessário aprovação em concurso público. Há também outros campos de atuação, como as áreas que contam com necessidades periciais. É o caso das áreas ambiental, adulterantes, entorpecentes, anabolizantes e antidoping, entre outros exemplos. Também é possível trabalhar em laboratórios que prestam serviços investigativos e análise pericial.

Saiba mais sobre o curso aqui e aqui.

*Com informações do Conselho Federal de Química (CFQ).