Início do conteúdo

UFPel participa de projeto de educação popular sobre o coronavírus

A UFPel está participando de um projeto de educação popular para o enfrentamento do coronavírus. Intitulado “Ação Integrada Saúde e Assistência Social: em defesa da vida e contra o COVID19 – AISA”, o Projeto está sendo executado pelo COMPOVO em Pelotas e conta com a participação da UFPel, UCPel, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde, Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal da Saúde e Caritas Arquidiocesana.

O projeto parte da ideia de que o enfrentamento da pandemia da Covid-19 exige o empreendimento de esforços públicos e da sociedade em geral. Por ser uma pandemia, que produz uma crise sanitária, a primeira grande área que surge como fundamental para o seu enfrentamento é a saúde, desde a atenção básica até a de alta complexidade. Porém, observando como se reproduz, e o que exige para ser controlada, imediatamente surge a percepção da necessidade de uma informação que possa gerar mudança de hábitos para aquisição de novos cuidados pessoais e do ambiente em geral.

Segundo a organização do Projeto, é constatado que tanto a informação nos setores mais pobres, como as condições exigidas para a prática do cuidado, também não existem, ou são poucas, para quem está em situação de vulnerabilidade social. E mais, que a exigência de controle da pandemia, por meio de medidas de isolamento e distanciamento social, agravam a situação de grande parte destas pessoas, que vivem de trabalhos informais que desaparecem, ou que necessitam sair de casa para trabalhar.

Alguns profissionais, que continuam trabalhando nas áreas mais pobres, informam que, muitas vezes, a impressão é de que o nível de desconhecimento sobre a Covid-19 é tão grande, que a vida continua transcorrendo como antes para famílias em vulnerabilidade social. Inclusive o uso da máscara ainda não é reconhecido como necessário, ou mesmo quando é reconhecida, falta recursos para a aquisição.

Por isso, a proposta do projeto usará a educação popular, como uma maneira de levar a informação para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, para que possam saber como deve ser o cuidado pessoal, da casa, de animais domésticos, no trabalho, e do ambiente em geral, bem como, quais serviços públicos podem acessar, quando precisarem de meios para  protegerem  a si, a família ou pessoas da comunidade.

Para isso, estão sendo realizados encontros virtuais de acordo com as grandes áreas de zoneamento da cidade feita pela política de assistência social e, no mínimo um, para a Zona rural. Em cada uma das grandes áreas (Fragata, Areal, São Gonçalo, Três vendas, Centro e Colônia Z3 e área rural) será realizado um encontro virtual, pela equipe do projeto com apoio da SMS e da SMAS.

O encontro abordará informações em dois eixos: Prevenção e Proteção Social. A preparação do encontro deverá mobilizar todas as entidades da área da saúde, da assistência, da educação, instituições religiosas, recreativas, associativas, povos de terreiro e coletivos populares existentes na grande área para que: 1. Sejam agente mobilizadores da comunidade, divulgando e orientando para a participação no encontro da própria casa, para quem tiver condições de aceso à internet, ou para participação no espaço da própria instituição. 2. Sejam agentes de organização de local, para que principalmente as lideranças comunitárias possam assistir ao encontro, respeitando a orientação do distanciamento social, de acordo com o tamanho do local. O êxito do projeto dependerá desta mobilização, a ser feita por pessoas que já tem atuação, ou vínculo permanente com o território onde ele acontecerá.
É importante, para contribuir na mobilização e organização de espaços para o encontro virtual, que os agentes de instituições ou comunitários verifiquem o cronograma de desenvolvimento do projeto, no final deste informe, para identificar o dia e o link de acesso para o Encontro Virtual da sua respectiva área geográfica. Todas as pessoas interessadas em contribuir para o desenvolvimento dos encontros podem enviar e-mail para receberem, também, orientação de como acessar o encontro por celular, por computador ou notebook. Está disponível para quem se interessar um Mapeamento Socioterritorial que identifica, por área, as instituições existentes, com respectivos contatos, para serem mobilizadas para o Encontro Virtual.

O endereço para enviar solicitações e outras informações, que julgarem necessário é: saacaointegrada@gmail.com
CRONOGRAMA DO I ENCONTRO VIRTUAL – AISA
Link para acesso por território
LOCALIZAÇÃO / TERRITÓRIO DATA
CRAS FRAGATA  08/06 às 14h
 Já realizado
CRAS TRÊS VENDAS 09/06 às 14h
Link de acesso: Já realizado
CRAS SÃO GONÇALO 10/06 às 14h
link de acesso: Já realizado
CRAS AREAL 15/06 às 14h
link de acesso:  meet.google.com/szp-stzo-mzg
CRAS CENTRO 16/06 às 14h
CRAS COLÔNIA Z-3 17/06 às 14h
Link de acesso:  meet.google.com/qqg-eyhn-hhg
* Área RURAL 18/06
Link de acesso:  meet.google.com/eva-xbsd-pxb
* O local e horário serão definidos pelo grupo mobilizador e divulgados posteriormente.
A UFPel é representada no projeto pela professora Denise Gigante da Faculdade de Nutrição e da TAE Andréa Brandão, Terapeuta Ocupacional.
Publicado em 15/06/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Covid-19, Faculdade de Nutrição.