Ação distribui 10 mil máscaras em 20 bairros

Moradores de 20 localidades de Pelotas receberam, na última quarta-feira (10), 10 mil máscaras confeccionadas pelo projeto liderado pela Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A ação foi chamada de Dia D Máscara.

O grupo também distribuiu os itens de proteção nas paradas de ônibus, no Restaurante Universitário e diretamente para comunidades quilombolas e indígenas e moradores de rua.

As máscaras CuidATIVAS são confeccionadas por costureiras voluntárias. São feitas de tecido de algodão duplo, garantindo mais de 70% de proteção. São máscaras caseiras indicadas para uso na população em geral, não para serviços de saúde. Desde o começo da iniciativa, na segunda quinzena de março, já foram 35 mil unidades entregues.

A campanha está pautada e construída por uma rede solidária que envolve toda uma logística, incluindo doação de insumos (tecido, linha, elástico) pela comunidade, confecção colaborativa de máscaras por costureiras voluntárias e entrega das máscaras em ações CuidATIVAS. O objetivo é oferecer proteção às pessoas do contágio por Coronavírus e contribuir para o achatamento da curva.

Nos bairros e periferias, sempre são feitas ações de entregas com o grupo da Unidade Cuidativa (voluntários e estudantes), juntamente com lideranças comunitárias dos locais. De acordo com a organização, isso gera empoderamento local e maior adesão ao uso da máscara. “Nós costumamos chamar a máscara de ‘manto protetor da vida’, porque não existe vacina e o senso de proteção é coletivo: uns cuidam dos outros”, ressaltou a coordenadora da Unidade Cuidativa, médica Julieta Fripp.

Publicado em 15/06/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, coronavirus, Covid-19, Cuidativa, máscaras, Unidade Cuidativa.