UFPel oferece processos de matrículas e diplomação online para pós-graduação

Em esforço conjunto entre as Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e de Gestão da Informação e Comunicação a UFPel vem buscando viabilizar procedimentos que minimizem a carga de trabalho de coordenadores e secretários na tarefa das matrículas, bem como proporcionar métodos mais seguros e que preservem o distanciamento social que o momento exige.

Neste sentido, será possível a manutenção das turmas de pós-graduação ofertadas originalmente em 2020/1 para o Calendário Alternativo, bastando procedimentos simples de ajuste na Plataforma Cobalto. De acordo com o coordenador de Sistemas de Informação, Hiram Noguez, esta nova funcionalidade já era planejada desde janeiro. “Já estávamos planejando o desenvolvimento da ferramenta para o Cobalto junto com o Escritório de Processos, mas com a situação de Pandemia, priorizamos essa funcionalidade para não comprometer nas medidas de isolamento social”, explica.

Já o processo de diplomação e certificação que é a etapa final e tão esperada da caminhada acadêmica dos alunos na Universidade era realizada por outra plataforma e agora foi liberado no Cobalto. De acordo com o coordenador de Pós-Graduação, Rafael Castro, a UFPel tem trabalhado desde 2018 para tornar o processo de diplomação e certificação mais preciso e ágil, acompanhando o que já acontece para os alunos dos cursos de graduação. Desde então, foram disponibilizadas aos cursos, no Cobalto, funcionalidades como Histórico Escolar, Trabalhos Finais, Orientador, Saída de Aluno, dentre outras. “A nova funcionalidade diminuirá o tempo de expedição dos documentos, tanto devido às etapas de confirmação dos dados já inseridos no sistema, quanto ao tratamento dos documentos pelos setores responsáveis pela geração de diplomas e certificados”, destaca.

A Solicitação de Diplomas e Certificados está disponível desde 8 de junho e todas as novas solicitações deverão ser feitas utilizando o Cobalto. As solicitações enviadas conforme procedimentos anteriores até 7 de junho e que estejam com toda a documentação correta não precisam ser reenviadas.