Início do conteúdo

Luta contra a Pandemia marca o Dia Internacional da Enfermagem

​Mais do que nunca, a passagem do 12 de Maio no mundo merece ser celebrada. A data marca o Dia Internacional da Enfermagem e realização da campanha Nursing Now, em que se celebra, mundialmente, o 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale, matriarca da profissão. Em 2020, as comemorações ganham contornos extremamente fortes, em função da categoria, em todo o planeta, estar na linha de frente na luta contra a Covid-19, e em muitos casos, como numa guerra, sacrifícar a própria vida.

Com os profissionais de Enfermagem da UFPel, não é diferente. No contato direto com os pacientes, nas unidades acadêmicas da Universidade, no Hospital Escola, nas Unidades Básicas de Saúde da Instituição, nos treinamentos oferecidos à comunidade da área da Saúde da região, participando de pesquisas ou levando informação técnica precisa e clara para a sociedade, os profissionais de enfermagem da Universidade colaboram de forma decisiva e essencial para que os males causados pelo coronavírus sejam minimizados.

Confira a seguir algumas das recentes ações da Faculdade de Enfermagem da UFPel na luta contra a Covid-19:

*O projeto de pesquisa “Avaliação do Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores da Enfermagem na rede de serviços de saúde de Pelotas”, coordenado pela professora Luciane Prado Kantorski, do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem e do Grupo de pesquisa Enfermagem, saúde mental e saúde coletiva, foi aprovado no edital através do resultado preliminar, no Edital Emergencial Ciência e Tecnologia no combate à Covid-19, lançado no início de abril pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

*O Departamento de Medicina Social e a Faculdade elaboraram a Calculadora de Necessidade de EPIs para o Enfrentamento do COVID-19 na APS a partir das últimas recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esta calculadora é útil para que gestores municipais e coordenações de Unidades Básicas de Saúde estimem as necessidades de EPI durante a epidemia de coronavírus. A calculadora e suas especificações estão disponíveis na Plataforma Kurt Kloetzel pelo endereço https://dms-p2k.ufpel.edu.br/corona-calculadoras/.

*O Grupo de Pesquisa em enfermagem, saúde mental e saúde coletiva, vinculado ao CNPq e à Faculdade, elaborou um vídeo divulgando a escuta terapêutica, uma das ações que são desenvolvidas no enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19). O chat está sendo realizados com alguns docentes da Faculdade de Enfermagem, dos Cursos de  Psicologia e  Terapia Ocupacional da UFPel, pós graduandos e profissionais da RAPS. Os horários de atendimento estão disponíveis no site https://www.gruposaudemental.com/chat .

*O Centro de Letras e Comunicação (CLC), com o apoio da Faculdade de Enfermagem, está realizando a Capacitação à distância para volta às aulas sobre a pandemia do COVID-19 para professores da rede estadual de ensino.

*Professoras da Faculdade realizaram, em abril, nas dependências da unidade, a ação “Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na atenção às pessoas com suspeita de Coronavírus na Atenção Primária à Saúde (APS)”. Estiveram presentes 17 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, dentre os quais Engenheiros de segurança do trabalho, Enfermeiros e Técnicos de segurança do trabalho. A atividade teve como objetivo discutir sobre o uso adequado e racional dos equipamentos de proteção individual pelos trabalhadores da APS frente a pandemia de coronavirus.

*A equipe vinculada ao Projeto de Extensão “Assistência de Enfermagem ao Idoso da Vila Municipal” está desenvolvendo infográficos informativos relacionados à pandemia. Este material educativo é direcionado à população idosa foco do Projeto.

Veja todas as ações da Faculdade em https://wp.ufpel.edu.br/fen/ .

Vídeo

A equipe da revista da Faculdade de Enfermagem, Journal of Nursing and Health, produziu um vídeo contendo entrevistas com enfermeiros de diferentes áreas de atuação em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, 12 de maio, e a campanha Nursing Now, em que se celebra, no mundo, o 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale .  Veja o vídeo no link https://drive.google.com/open?id=1uYsuORuSjnAajzyR_iNMnL_iDIvLvG_u .

Hospital Escola

No Hospital Escola da UFPel/Ebserh, os profissionais de Enfermagem, como todos os demais, receberam capacitações específicas para atuar nos casos de infecções respiratórias, especialmente a Covid. A instituição adquiriu estoque de equipamentos de proteção individual (EPI) para dar conta da demanda aumentada, dando segurança e conforto no trabalho de todos. O HE é o hospital de referência no município para os casos de Covid-19.

12 de Maio

Nesta data comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem à Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.