UFPel desenvolve plataforma para projeção de necessidade de leitos durante a pandemia

A Universidade Federal de Pelotas desenvolveu uma plataforma para projeção de necessidade de leitos durante a pandemia da Covid-19. A ferramenta é destinado para municípios de pequeno e médio porte e tem como objetivo auxiliar gestores e gestoras da área da saúde a planejar o enfrentamento da pandemia.

De acordo com o professor da Faculdade de Enfermagem, Bruno Nunes, a ferramenta utiliza parâmetros publicados em artigos científicos que utilizam dados de países que iniciaram o distanciamento social tardiamente e se encontram em um estado mais avançado da epidemia. “Estamos desenvolvendo a plataforma com as referências mais técnicas possíveis e baseada nas melhores evidências científicas existentes”, explica. Contudo, os gestores podem adaptar os dados de acordo com a realidade do seu município se acharem necessário.

A ferramenta está sendo atualizada conforme novos dados são disponibilizados, o que permite maior precisão nas projeções. “A nossa equipe está trabalhando constantemente no desenvolvimento do modelo. Os dados divulgados pela pesquisa de base populacional que a Universidade está desenvolvendo já foram atualizados no sistema e, à medida que tivermos novos dados das próximas fases, teremos uma atualização mais precisa das necessidades de leitos. Quanto menos estimativas tivermos e mais dados concretos, melhor o modelo fará as predições”, ressalta Bruno.

A plataforma foi desenvolvida por uma equipe interdisciplinar composta por cientistas das áreas de Epidemiologia, Medicina Social, Educação Física, Enfermagem e Matemática. “São onze pessoas envolvidas e estamos contando com a participação de três jovens cientistas que estão sendo fundamentais na criação da plataforma”, destaca Bruno.

De acordo com a professora do Departamento de Medicina Social, Anaclaudia Fassa, a plataforma mostra claramente a importância da manutenção do isolamento social no momento de aceleração da epidemia e auxilia na projeção, não somente da quantidade de leitos necessários, mas também do momento de pico das necessidades de leitos. “Esperamos que a plataforma seja útil para apoiar os gestores municipais no enfrentamento da epidemia”, aponta.

A ferramenta oferece um tutorial para guiar os gestores durante o processo e pode ser acessada em: https://covidpelotas.shinyapps.io/covid/.

Alertas

A aplicação do modelo para cidades de grande porte ou países pode gerar estimativas incorretas, principalmente sobre a data de ocorrência do maior número de casos hospitalizados (pico da curva).

Além disso, modificações nos parâmetros epidemiológicos demandam um conhecimento técnico significativo dos conceitos, significados e implicações das suas alterações.

Pelotas

No caso específico de Pelotas, as estimativas foram atualizadas recentemente, após a divulgação dos resultados da primeira fase da pesquisa de base populacional coordenada pela UFPel. O aplicativo simula diferentes cenários dependendo das medidas de distanciamento social:

CENÁRIO 1: No cenário hipotético de que 1/3 das medidas de distanciamento social hoje vigentes fossem retiradas no dia 05 de maio, 1/3 no dia 15 de junho e 1/3 no dia 15 de julho, a demanda por leitos de enfermaria específicos para pacientes COVID-19 é estimada em 415 e a demanda por leitos de UTI, também específica para pacientes COVID-19, é estimada em 80. Cabe destacar que a demanda apresentada é apenas para pacientes residentes em Pelotas e, portanto, a estimativa deve ser aumentada levando em consideração os pacientes da região, cujas cidades não possuem leitos suficientes, especialmente de UTI. Essas estimativas poderão ser atualizadas com os dados da segunda fase da pesquisa coordenada pela UFPel, cujos dados deverão ser divulgados ao público no dia 29 de abril.

CENÁRIO 2: No cenário hipotético de que todas as medidas de distanciamento social hoje vigentes fossem retiradas no dia 23 de abril, a demanda por leitos de enfermaria específicos para pacientes COVID-19 é estimada em 831 e a demanda por leitos de UTI, também específica para pacientes COVID-19, é estimada em 172. Cabe destacar que a demanda apresentada é novamente apenas para pacientes residentes em Pelotas e, portanto, a estimativa deve ser aumentada levando em consideração os pacientes da região, cujas cidades não possuem leitos suficientes, especialmente de UTI.

CENÁRIO 3: Por fim, no cenário hipotético de 1/3 das medidas de distanciamento social vigentes serem liberadas no dia 23 de abril, 1/3 em 04 de junho e 1/3 em 30 de junho, a demanda por leitos de enfermaria específicos para pacientes COVID-19 é estimada em 457 e a demanda por leitos de UTI, também específica para pacientes COVID-19, é estimada em 87. Cabe destacar que a demanda apresentada é novamente apenas para pacientes residentes em Pelotas e, portanto, a estimativa deve ser aumentada levando em consideração os pacientes da região, cujas cidades não possuem leitos suficientes, especialmente de UTI.