Cocepe tem primeira reunião no formato webconferência

Os integrantes do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reuniram-se pela primeira vez em formato virtual na manhã desta quinta-feira (16). Utilizando o sistema de webconferência da própria Universidade, praticamente a totalidade dos conselheiros se fez presente e deliberou sobre pontos como a antecipação das formaturas dos cursos de saúde e processos das comissões de graduação, pesquisa e pós-graduação e projetos unificados.

De acordo com o vice-reitor da UFPel e presidente do Cocepe, Luís Amaral, a reunião transcorreu de maneira adequada.

Apesar das diferenças de pacotes de conexão de Internet nas diferentes residências, durante a reunião todas as manifestações foram bem ouvidas e a ferramenta possibilitou, inclusive, uma otimização do encontro. Os conselheiros tiveram à sua disposição, além do vídeo, um chat – bate-papo que fica simultaneamente na tela – que oportuniza tanto manifestações e interações quanto inscrições para falas. Além disso, a ferramenta dispõe de da possibilidade de apresentação – o que foi feito tanto quanto à convocação quanto de conteúdos que foram discutidos durante o encontro.

Outro ponto diferencial, destacou o vice-reitor, foi o ganho em termos de qualidade de áudio no registro da reunião. Na reunião presencial, os microfones que captam o som não ficam tão próximos dos conselheiros, o que, além da perda de qualidade, pode ocasionar ruídos. Na Webconferência, as falas ficam diretamente registradas. Ademais, a Secretaria dos Conselhos também efetuou uma segunda gravação – de segurança -, o que, de acordo com Amaral, tornou o processo ainda mais seguro e mais fácil para qualquer pessoa que requeira ouvir a gravação. “A reunião foi um sucesso. É perfeitamente possível fazer o encontro on-line”, avaliou o vice-reitor.

Para o conselheiro Matheus Cruz, museólogo do Museu do Doce da UFPel, o formato foi aprovado. “Achei a reunião ótima. Pessoalmente, por conta do isolamento, estou cuidando do meu filho de cinco anos. Acreditei que seria um problema, mas foi o contrário”, conta. De acordo com ele, o sistema é muito eficiente – o único porém seria alguma eventual insuficiência na conexão de Internet de algum usuário – o que, segundo ele, não chega a ser preocupante.

Como usar
A Coordenação de Tecnologia da Informação elaborou seis vídeos explicativos sobre o uso do serviço de Webconferência da UFPel. Os tutoriais podem ser acessados no canal da UFPel no YouTube. O serviço pode ser acessado aqui.