Covid-19: Enfermagem elabora materiais educativos para profissionais de cuidados paliativos

Ao reconhecer as demandas oriundas da pandemia da COVID-19, um projeto de extensão da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando materiais educativos temáticos para profissionais de cuidados paliativos. A iniciativa é do projeto “A Consulta de Enfermagem como Instrumento de Cuidado às Pessoas com Doenças que Ameaçam a Vida e suas Famílias”.

Os documentos são direcionados aos profissionais de saúde que estarão em contato com situações que demandarão sensibilidade e ética diante de condutas às pessoas em final de vida e suas famílias.

Os materiais apresentam caráter objetivo, com informações importantes e claras, a fim de tornar mais dinâmica a disseminação de informações. Eles serão compartilhados por site hospedado na UFPel e em mídias sociais.

De acordo com os organizadores, os documentos estão sendo construídos a partir da síntese de recomendações de autoridades sanitárias, Ministério da Saúde, sociedade civil e sociedades de conhecimento (especialmente cuidados paliativos) do Brasil e do Mundo.

Para acompanhar e acessar os documentos publicados, clique aqui.

Projeto
O projeto “A Consulta de Enfermagem como Instrumento de Cuidado às Pessoas com Doenças que Ameaçam a Vida e suas Famílias” é coordenado pela professora Franciele Roberta Cordeiro, da Faculdade de Enfermagem da UFPel, e é realizado em colaboração com a Equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos do Hospital Escola UFPel/EBSERH e a Residência Multiprofissional de Saúde Oncológica (UFPel).

Integram a equipe de trabalho a docente coordenadora, discentes do curso de Graduação em Enfermagem da UFPel (Juliana Zeppini Giudice, Nataniele Kmentt da Silva, Rayssa dos Santos Marques, Monike Cruz Martins e Kaliana Oliveira da Silva), discentes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel (Carina Rabelo Moscoso) e da Residência Multiprofissional em Saúde (Jeferson Moreira Silveira) e profissionais de saúde (Ana Cristina Fraga da Fonseca e Vanessa Pellegrini Fernandes).