Início do conteúdo

Quase 21 mil iniciam, nesta segunda (9), o ano letivo na UFPel

Quase 21 mil estudantes de graduação e de pós-graduação começarão, nesta segunda-feira (9), mais um ano letivo na Universidade Federal de Pelotas. Eles frequentarão salas de aula, laboratórios e bibliotecas distribuídas nos diversos campi da Instituição.

As aulas do primeiro semestre encerram em 11 de julho, com o período de exames indo até 18 daquele mês. Conforme o Calendário Acadêmico, o segundo semestre inicia em 10 de agosto e termina em 12 de dezembro, sendo o período de exames de 14 a 19 daquele mês.

Datas e Prazos

Confira em https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico/ todas as datas e prazos previstos no Calendário Acadêmico para o ano.

Trotes

Como em anos anteriores, a UFPel está incentivando para que os trotes de recepção aos calouros sejam positivos, solidários e que, em nenhuma hipótese, submetam alguém à situação constrangedora ou vexatória, a qualquer tipo de violência, física ou moral, à discriminação ou que exponha à situação de risco. Neste sentido, os veteranos estão sendo chamados a darem o exemplo, promovendo trotes solidários.

Intercâmbios

A comunidade universitária deve sempre estar atenta às oportunidades de intercâmbio acadêmico. Na UFPel, quem trata disso é a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter). Além dos inúmeros convênios já existentes, com universidades de quase todos os continentes, novas ofertas de programas e de bolsas surgem com frequência, fazendo com que o acompanhamento da página da CRInter (https://wp.ufpel.edu.br/crinter/) seja uma tarefa a ser cumprida com regularidade para quem deseja estudar fora do país.

É bom saber

Para quem é novo na Universidade, ou mesmo para quem já é estudante, a seguir alguns links onde podem ser encontradas informações essenciais para a vida acadêmica.

Transporte de Apoio

https://wp.ufpel.edu.br/transporte/transporte-apoio/ .

Benefícios, auxílios, moradia, transporte, alimentação

https://wp.ufpel.edu.br/prae/ .

Bibliotecas

https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/ .

Intercâmbio e Mobilidade Internacional

https://wp.ufpel.edu.br/crinter/ .

Mudança no Transporte do Anglo

O Transporte de Apoio que circula entre o Anglo e o centro da cidade não irá parar mais na esquina da Barroso com a Lobo da Costa, a partir desta segunda-feira (9). O restante do trajeto e das paradas permanece o mesmo.

Cartão de Identificação

A Identificação Estudantil é um documento com foto onde consta o seu nome e o número de matrícula e é necessária para a utilização dos restaurantes da Universidade, do transporte de apoio e das bibliotecas.

Para fazer o cadastro e obter a carteirinha da UFPel o estudante deve estar devidamente matriculado. O processo é realizado em qualquer biblioteca da UFPel.

Os novos estudantes devem utilizar a carteirinha digital através do aplicativo do Cobalto instalado no celular. A carteirinha física está sendo confeccionada apenas para casos específicos.

Em caso de dúvidas entre em contato através do e-mail identificacao@ufpel.edu.br .

Horários dos RUs

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) informa o horário de funcionamento dos Restaurantes Universitários a partir de 9 de março.

Café da manhã – RU da Rua General Telles (antiga CEU)
Somente para bolsistas

De segunda a sexta-feira:
6h30min – 8h30min
Sábados, domingos e feriados:
8h30min – 10h

RU Campus Centro – Rua Santa Cruz, 1.705
De segunda a sexta-feira:
Almoço – 11h às 13h30min
Jantar – 17h30min às 20h
Sábados, domingos e feriados:
Almoço – 11h30min às 13h
Jantar – 18h30min às 20h

RU Campus Anglo
De segunda a sexta-feira:
Almoço – 11h às 14h
Jantar – 17h30min às 20h

RU Campus Capão do Leão
De segunda a sexta-feira:
Almoço – 11h às 14h

Provisoriamente, enquanto o refeitório da Casa do Estudante não estiver pronto, moradores da CEU, exclusivamente, poderão realizar as seguintes refeições no RU da Rua General Telles (antiga CEU):

Diariamente:
Jantar – 18h – 19h30min
Sábados, domingos e feriados:
Almoço – 11h30min – 13h.

Muito Mais

Saiba muito mais sobre a UFPel, a vida acadêmica dentro da Instituição e dicas sobre a cidade no Guia do Estudante 2020, produzido pela Universidade. Leia em Guia do Estudante  ou acesse através do link “Estudante”, no Portal da UFPel.