Curso de Gestantes do HE inicia no dia 4 de março

A primeira turma de 2020 do Curso de Gestantes do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) terá seu primeiro encontro no dia 4 de março, próxima quarta-feira. Esta será a sétima edição do curso, dividido em seis módulos, que é gratuito e aberto a toda comunidade. Não é necessário realizar pré-natal no ambulatório do HE para participar dos encontros. As inscrições devem ser feitas no dia e local, das 14h às 15h, no auditório do hospital.

O curso é conduzido por uma equipe multiprofissional constituída por médico obstetra, enfermeiro obstetra, assistente social, fisioterapeuta, dentista, educador físico, nutricionista, psicólogo e pediatra. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o HE e o Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF) da UFPel.

Segundo a assistente social do HE, Elisabeth Rocha, a gestante pode levar o pai do bebê ou um acompanhante da sua escolha. Ao longo do curso serão sorteados brindes e, ao final de todos os módulos, um sorteio de ensaio fotográfico para as gestantes que tiverem participação de no mínimo 60% do curso. “Nesta edição os pais terão atenção especial, por isso a presença deles será muito bem-vinda”, acrescentou Elisabeth. Para mais informações, as gestantes podem entrar em contato pelo telefone 3284-4900, ramais 4962 e 4968.

CRONOGRAMA DO CURSO

Módulo 1: dia 4 de março – direitos das gestantes e documentos necessários, anatomia e fisiologia da gestante, sentimentos comuns na gestação e relaxamento;

Módulo 2: dia 11 de março – roda de conversa com a pediatra sobre amamentação, primeiras vacinas e teste do recém-nascido e relaxamento;

Módulo 3: dia 18 de março – tipos de parto e medidas não farmacológicas de alívio da dor durante o parto;

Módulo 4: dia 25 de março – ergonomia, atividades físicas e auto-cuidado na gestação, pré-natal odontológico e relaxamento;

Módulo 5: dia 1 de abril – banho do bebê, saúde bucal do RN, nutrição na gestação e visita guiada à maternidade;

Módulo 6: dia 8 de abril – Puerpério e aspectos psicológicos do puerpério e visita guiada à maternidade.

Publicado em 26/02/2020, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, gestantes, HE, Hospital Escola, saúde.