UFPel recebe R$ 1,6 milhão em emendas parlamentares para o HE e Curso de Jornalismo

Nesta sexta-feira (20) à tarde, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal, e o deputado federal Daniel Trzeciak anunciaram verbas de emendas parlamentares voltadas à Universidade. No ato, realizado no Gabinete da Reitoria, no Anglo, foram anunciadas duas emendas ao orçamento federal de 2020 que beneficiarão, a primeira o Hospital Escola (HE), com R$ 1,5 milhão, e a segunda o curso de Jornalismo, com R$ 100 mil. O Governo Federal deverá empenhar os recursos no primeiro semestre do ano.

As verbas destinadas ao HE serão usadas no Serviço de Radioterapia do Hospital, para aumentar a capacidade de atendimento do setor, que hoje é de 32 novos pacientes por mês e que com a aplicação dos recursos passará a 50 novas pessoas mensalmente. Haverá um upgrade de equipamentos e de software que permitirá o acréscimo na capacidade de atendimentos na Radioterapia, recentemente modernizada com a entrada em funcionamento do acelerador linear.

A superintende do HE, Samanta Madruga, ressaltou a importância da emenda parlamentar de autoria do deputado Daniel Trzeciack, lembrando que um milhão de habitantes da região tem a Radioterapia do HE da UFPel como referência para este tipo de atendimento.

Também dando a dimensão do que significa a outra emenda também de autoria de Daniel Trzeciack, para o curso de Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação (CLC), a diretora da unidade, Vanessa Damasceno, e o coordenador do curso, Fábio Cruz, frisaram a qualificação prática que será possível oferecer com a compra dos equipamentos para o estúdio de rádio e tevê e também web. “Serão cerca de 300 alunos beneficiados”, comemoraram.

Em sua fala aos presentes no Gabinete da Reitoria, entre eles o vice-reitor da UFPel, Luís Amaral, e o deputado estadual Luiz Henrique Viana, o deputado federal ressaltou os reflexos das emendas de sua autoria na boa formação acadêmica e na melhoria das condições de ensino no curso de Jornalismo e o aumento na capacidade de atendimento na Radioterapia do HE, com benefícios diretos à população.

Já Pedro Hallal recordou que em 2016 a UFPel não recebeu emendas parlamentares e que agora recebe estes R$ 1,6 milhão. “É um grande volume de recursos, uma imensa conquista para nós. Algo que tem de ser reconhecido. Estamos contentes e agradecidos”, disse o reitor.