Início do conteúdo

Unidade Cuidativa realiza mais um evento nos bairros

A Unidade Cuidativa da UFPel realizou mais uma edição do evento “Cuidativa no bairro”, nesta sexta-feira (6). A ação ocorreu na avenida Duque de Caxias, na frente da antiga Laneira. Uma projeto que visa levar até a comunidade oficinas que são desenvolvidas na Cuidativa.

Durante o evento, ocorreram diversas atividades como arteterapia, brechó, bazar, Barraca da Saúde, brinquedos infláveis, participação do Grupo Thol, chegada do Papai Noel, academia ao ar livre, massagem, reiki, entre outras. Para a coordenadora e organizadora do evento, médica paliativa e professora da Faculdade de Medicina da UFPel Julieta Fripp, levar essas atividades para a rua é uma forma da população saber e conhecer o trabalho que é feito dentro da Cuidativa. “Quando a gente leva a Cuidativa para o bairro, a gente transporta uma amostra do que a gente faz lá dentro e chamamos atenção para a importância dos cuidados paliativos”, afirma.

Alunos, professores e profissionais puderam levar seus trabalhos para a rua e mostrar a importância desse cuidado com a vida. Segunda Julieta Fripp, ” cuidado paliativo visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, quem recebe cuidado paliativo geralmente é uma pessoa mais feliz, mais harmonizada, pois se aborda outras questões não só o órgão ou a doença e foi isso que o pessoal quis levar para a rua, essa visão”, diz.

Neli Cardoso, paciente da Cuidativa há mais de um ano, participou do evento, aproveitou para experimentar o Reiki e diz se sentir bem melhor com o atendimento que ela recebe dos profissionais e voluntários da unidade. “Eu acho maravilhoso e muito importante o evento. É uma oportunidade para quem não conhece o trabalho realizado dentro da Laneira conhecer. As coisas feitas na Cuidativa são ótimas, nos fazem muito bem”, frisa.

Quem passava por ali pôde descobrir o que são cuidados paliativos. Foi distribuído material informativo sobre o tema. A ação aconteceu também por conta dos inúmeros voluntários que fazem parte da Unidade. A ex-paciente Gilse Conceição participa agora como voluntária e contou que adora estar envolvida com ações para ajudar outras pessoas. “Fiz fisioterapia por um tempo na Cuidativa por conta de um problema na coluna e vi o trabalho que o pessoal fazia, o quanto isso ajudava os outros e a partir disso me prontifiquei a ser voluntária. Eu adoro estar presente e aprender cada dia mais. Esse tipo de ação na rua é muito importante porque tem muita gente que não sabe que são feitos inúmeros atendimentos e oficinas na Cuidativa”, ressalta a voluntária.

A Unidade Cuidativa

A Unidade Cuidativa da UFPel, instalada no prédio da antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias,  atende pacientes com diagnóstico de doenças crônicas graves ameaçadoras à vida, abrangendo atenção ambulatorial multiprofissional, práticas integrativas complementares e reabilitação física, integrados à atenção domiciliar. Estes serviços são exclusivamente oferecidos a usuários do SUS e estão disponíveis aos habitantes dos 25 municípios que integram a região sul do RS.

“Nós trabalhamos cuidados paliativos com o conceito da dor total, que é cuidar das pessoas nos aspectos físicos, emocional, social e espiritual. Esse serviço oferece atendimento multiprofissional nas áreas de Medicina, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Educação Física e também as práticas integrativas e complementares, que visam complementar o cuidado”, explica Julieta Fripp, que é a coordenadora da Unidade.