UFPel terá o maior PAVE de todos os tempos

gráfico progressãoCom um total de mais de 9,2 mil inscritos, o Programa de Avaliação da Vida Escolar da Universidade Federal de Pelotas (PAVE/UFPel) deste ano será o maior da história do processo. Criado como processo seletivo seriado – em que o estudante faz uma prova a cada ano durante todo o Ensino Médio -, o PAVE chega a essa edição com um crescimento de 64% nos últimos três anos. O volume de candidatos – em todas as etapas, nesse período, – passou de 5,9 mil para 7,5 mil, chegando aos mais de nove mil em 2019.

O Pave visa o preenchimento de 20% das vagas oferecidas no ano letivo seguinte, para cada um dos cursos de graduação da Universidade. É composto por três etapas e aplicado de forma gradual e sistemática, ao longo do Ensino Médio. Para o ingresso em 2020, das vagas destinadas ao Pave, 80% ficam reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas.

gráfico mostra todas as etapasA evolução mais notória neste ano, indica Albino Magalhães Neto, responsável pela Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (COODEC), é na terceira e última etapa: os números sobem de 1,2 mil em 2018 para 2,1 mil em 2019, sendo que, naturalmente, há uma “perda” de candidatos no meio do caminho (entre a primeira e terceira etapa) e, por isso, a terceira fase acaba sendo menos volumosa em cada ano do que as demais.

No entanto, é na evolução dos inscritos na primeira etapa (correspondente ao primeiro ano do Ensino Médio), que está a maior comemoração – é nesse momento que o estudante começa o processo. “Ela é a balizadora para que as demais etapas continuem aumentando”, observou. Os números sobem de 2,9 mil para 3,6 mil e em seguida 4,3 mil.

gráfico comparação entre públicas e particularesOutro dos indicadores de sucesso é a adesão que o processo vem tendo principalmente entre alunos de escolas públicas. O gráfico ao lado mostra um aumento da participação da Escola Pública na terceira etapa (de efetivo ingresso na Universidade) a partir de 2017, chegando ao dobro de participantes em 2019. Quanto à Escola Particular, observa-se pouca variação entre os anos – os índices se mantêm dentro da mesma faixa, com exceção da queda de 2018, devido ao início do nono ano do Ensino Fundamental.

O PAVE teve início em 2004 e por muitos anos permaneceu com o volume de candidatos entre quatro e cinco mil pessoas.

Integração com as escolas
gráfico etapa 1Magalhães credita o fenômeno a uma maior divulgação do PAVE e a crescente aproximação com as escolas, que têm aberto suas portas para que a UFPel explique aos jovens como funciona um processo seriado e suas vantagens.

A prática de integração entre Universidade e educação básica – pelos educandários e Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – é ressaltada por Magalhães como um diferencial para o futuro do estudante. Se anteriormente eram as escolas particulares que estavam atentas ao PAVE, agora todas as instituições, públicas e privadas, já têm mais conhecimento da proposta e estimulam seus estudantes. gráfico etapa 2Visitas, palestras e outras ações para motivar esse público ocorrem com frequência – tudo com a intenção de, mais do que explicar o funcionamento do PAVE, inspirar nos estudantes o sonho de fazer um curso superior em uma universidade pública e de qualidade. “Temos procurado ajudá-los a ter mais foco nos estudos, acreditar que estudar é bom, a valorizar seus professores, a ver que obter conhecimento é uma coisa fantástica”.

Um dos grandes trunfos do PAVE, destaca Magalhães, é que o estudante tem a possibilidade de competir com colegas que estão nas mesmas condições e grau de conhecimento que o seu. Além de, gráfico etapa 3também, ser menos concorrido que o Enem.

Outro dos pontos mencionados pela equipe do PAVE é uma melhor apresentação dos programas dos conteúdos que são cobrados nas provas, que proporciona aos estudantes o foco exato para seus estudos – o que anteriormente era muito vago. A qualificação começou em 2017, e, em 2019, a elaboração foi feita em conjunto com professores do Ensino Médio que se dispuseram a colaborar – mais um exemplo do relacionamento mais estreito com os educandários.

Para o futuro, a coordenação do PAVE pretende discutir e encaminhar aspectos como reestruturação de conteúdo, modelo e percentuais de vagas.

Provas
As provas do PAVE neste ano serão aplicadas nos dias 7 e 8 de dezembro. O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas com no mínimo 30 minutos de antecedência, e aguardar a abertura dos portões de acesso. Em nenhuma hipótese será permitida a entrada de candidato após o fechamento dos portões, previsto para as 13h nos dois dias.

É necessário, obrigatoriamente, apresentar, no momento da realização das provas, o documento de identidade oficial original (com foto) e em perfeito estado de conservação. Documentos digitais não serão aceitos para realizar a prova, pois o uso de aparelhos celulares e smartphones é proibido.

O candidato deverá utilizar caneta esferográfica, nas cores azul ou preta fabricada em material transparente. Só poderá fazer uso, no momento da prova, do estritamente necessário: caneta transparente, lápis (sem desenhos, marcas ou tabuada) e borracha.

A divulgação do gabarito preliminar das provas de múltipla escolha, para todas as etapas, está prevista ainda para o dia 8 de dezembro, pós prova.

Detalhes e orientações sobre o processo estão disponíveis na página do PAVE ou pelo e-mail pave.ufpel@gmail.com.