UFPel orienta candidatos para as provas do Pave, que ocorrem neste fim de semana

A UFPel realiza nestes sábado (7) e domingo (8), a partir das 13h, as provas do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave). São 9.222  candidatos nas três etapas, que farão as provas em  sete locais espalhados por Pelotas. Para que tudo dê certo, a Universidade está lembrando aos estudantes as principais recomendações e orientações para a hora da prova.

O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas com no mínimo 30 minutos de antecedência e aguardar a abertura dos portões. Não será permitida a entrada após o fechamento dos portões, marcado para as 13h.

É responsabilidade do candidato saber o local onde deverá realizar as provas, não sendo permitido fazer a prova em outro prédio. O local da prova de cada aluno está disponível no site http://wp.ufpel.edu.br/pave/ .

O candidato deverá apresentar, no momento da realização das provas, o documento de identidade oficial original, com foto, e em perfeito estado de conservação, que ficará à disposição da fiscalização, em local visível, durante toda a prova. O candidato que não apresentar documento de identidade original ao entrar na sala não poderá fazer a prova e será automaticamente eliminado da etapa.

Não serão aceitos como documentos de identidade certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista do modelo sem foto, carteiras de estudante, de transporte, carteiras funcionais sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e danificados nem aqueles onde se lê “Não alfabetizado” ou “Infantil”, além de cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento.

Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar o registro de ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 45 dias. Nessa ocasião, será submetido à identificação especial, através de coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

O candidato deverá utilizar caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente. O candidato poderá usar no momento da prova somente a caneta transparente, lápis (sem desenhos, marcas ou tabuada) e borracha.

Não será permitido usar calculadoras, relógios de qualquer tipo, telefone celular ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, além de bonés, toucas, chapéus ou óculos escuros junto ao corpo, ainda que em bolsas, sacolas, mochilas e assemelhados após o início da prova, sob pena de ser eliminado do Pave. Todos os aparelhos e materiais do candidato deverão estar acondicionados em embalagens fornecidas pela Coodec e colocadas embaixo da cadeira do candidato.

Aparelhos celulares deverão ter suas baterias retiradas ou, não havendo esta possibilidade, deverão ficar desabilitados. Será utilizado detector de metais. O candidato que se negar a submeter-se a essa verificação será eliminado.

O candidato portador de prótese metálica, prótese auditiva ou marca-passo, caso não possa ser submetido à verificação no detector de metal, deverá informar à Coodec e apresentar atestado médico que explicite este impedimento.

O candidato não poderá emprestar nenhum material durante a realização da prova.

O aluno não deverá formular perguntas ao fiscal sobre a prova, pois todas as instruções nela constarão. A leitura das questões e sua compreensão integram as provas.

Os candidatos que finalizarem a prova antes de duas horas após seu início não poderão sair da sala. Quem necessitar sair só poderá fazê-lo acompanhado por um fiscal.

Após transcorrerem quatro horas e 30 minutos de prova os candidatos poderão levar os cadernos de provas.

No início da prova, o candidato receberá um caderno de questões, o cartão-resposta e o rascunho do gabarito, que devem ser preenchidos nos locais indicados. O cartão-resposta é personalizado, não sendo possível a sua substituição.

Serão de responsabilidade do candidato os prejuízos resultantes do preenchimento indevido do cartão de respostas.

Publicado em 02/12/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Coodec, ensino de graduação, Ingresso, PAVE, Seleção.