Docente indígena ministrará curso na UFPel sobre a Cultura Kaingang e Maori

A doutora em Linguística, Marcia Gojten Nascimento, do Povo Indígena Kaingang, natural da Terra Indígena de Nonoai/RS, estará em Pelotas para a realização de várias atividades na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no período de 25 a 29 de novembro. Sua vinda só foi possível através de uma articulação do PPG em Antropologia (PPGAnt), do PPG em Letras (PPGL), do Núcleo de Antropologia Ameríndia (NETA), do Observatório Interinstitucional de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul/RS (OBSERVAASUL), da Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID), do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) e do Projeto de Extensão “Línguas e Culturas em Diálogo com escolas e comunidades”, coordenado por Janie Cristine do Amaral Gonçalves, docente do Centro de Letras e Comunicação em parceria com a 5ª CRE e a SMED de Pelotas.

Marcia Gojten Nascimento é doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e está encerrando seu Pós-Doutorado, desenvolvido como bolsista CNPq dentro do projeto Ninho de Língua e Cultura Kaingang. Desde 2017, realiza visitas e estágios na Massey University e Ninhos de Língua Maori na Nova Zelândia.

A iniciativa de convidar uma indígena doutora em linguística está motivada pelo fato de o ano de 2019 ter sido definido pela UNESCO como Ano Internacional das Línguas Indígenas. Para contemplar um público diverso a proposta é de uma abordagem a partir da sociolinguística com foco nas línguas indígenas.

Para discentes da pós-graduação será oferecida uma disciplina de um crédito denominada: “Etnologia Ameríndia e Sociolinguística: Projeto Ninho de Línguas e Culturas Kaigang e Maori”. Para estudantes de graduação, professoras/es da rede estadual e municipal de Educação e para o público em geral será oferecido um Curso de Extensão com certificação de 30h (incluindo leituras de textos no turno inverso), com o título “2019 – Ano Internacional das Línguas Indígenas: Projeto Ninho de Línguas Kaingang e Maori”.

Local: sala 316, IFISP/ICH – Rua Alberto Rosa, 154, Pelotas/RS

Datas: 26 a 29 de novembro de 2019

Horários: 14 às 18h

Inscrições: As pré-inscrições podem ser feitas através do e-mail: neta.ich.ufpel@gmail.com (45 pessoas inscritas até o momento!).

Publicado em 25/11/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Aula, Cultura Indígena, Curso, indígenas.