Exposição “50 anos de Stonewall” inaugura dia 22

cartazOs 50 anos do evento considerado marco do movimento LGBTQI ganha exposição em Pelotas. A mostra “50 anos de Ação de Stonewall: Ao Nuances & Também” inaugura no dia 22, às 18h30min, na Sala Frederico Trebbi, na Prefeitura de Pelotas (Praça Coronel Pedro Osório, nº 101).

A exposição apresenta o histórico dos grupos de ativismo de pautas LGBTQI Nuances (POA) e Também (Pelotas). Em 2019, o primeiro completa 28 anos e o segundo comemora 17 anos.

A mostra é composta por fotografias e elementos que retratam a história da fundação dos grupos e a trajetória de lutas da população LBGTQI na cidade de Pelotas, com depoimentos. Conta, ainda, com uma réplica cenográfica do bar Stonewall. Haverá também apresentação das atividades realizadas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas (Nugen/UFPel) em seus dois anos de existência: campanhas, aulas abertas, congressos e interlocução com demais esferas do poder público (estado e município) e entidades privadas.

A visitação abre ao público no dia 25 e vai até 13 de dezembro, de segundas a sextas-feiras, das 13h às 18h.

A exposição integra a Semana da Diversidade de Pelotas e é uma parceria entre UFPel – representada pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH) e pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugen) -, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e os grupos Nuances e Também.