HE realiza Semana Integrada de Prevenção de Lesão por Pressão

De segunda (18) até a quinta-feira (21), acontecerá a II Semana Integrada de Prevenção de Lesão por Pressão de Pelotas. Durante a semana, serão desenvolvidas atividades de capacitação sobre Aplicação da Escala de Braden e registro no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) voltadas aos colaboradores da instituição. A capacitação será ofertada nos três turnos e os colaboradores poderão escolher o melhor horário para participar. No dia 21, será realizado um seminário aberto à comunidade, profissionais de saúde, acompanhantes de pacientes e estudantes que tem como tema central “Prevenção de lesão por pressão: desenvolvendo competências para o cuidado seguro, nesse dia ocorrerão palestras e mesas de discussão. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas no site do HE UFPel, até dia 20 de novembro.

Pela manhã, as atividades serão realizadas no auditório do HE, das 9h às 17h. No turno da manhã a professora da Faculdade de Enfermagem da UFPel, Franciele Cordeiro, irá falar sobre “Lesão por Pressão ou falha na pele: como avaliar”.  A enfermeira e coordenadora do Grupo de Pele do HE, Maria Angélica Silveira Padilha, a professora da Faculdade de Enfermagem da UFPel e líder do GEPPTLC, Fernanda Tristão e a analista de Tecnologia da Informação do HE, Nathalye Aquino irão apresentar o Procedimento Operacional Padrão (POP) sobre prevenção de Lesão por Pressão em pacientes adultos do HE UFPel.

No turno da tarde, a enfermeira e chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HE, Susana Cecagno irá apresentar a palestra “Monitoramento de Informações sobre Lesão por Pressão no HE UFPel”. E para finalizar será realizada uma mesa de discussão sobre “Prevenção de Lesão por Pressão nas instituições de saúde de Pelotas: estratégias para melhorias no cuidado e perspectivas para o trabalho em rede”, com a participação de representantes do HE, do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e do Hospital São Francisco de Paula.

O objetivo do evento é divulgar informações sobre a prevenção de Lesão por Pressão e sensibilizar os trabalhadores e comunidade para o cuidado seguro. A atividade é uma iniciativa do Grupo de Pele do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), em conjunto com o Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde e Divisão de Enfermagem, contando com o apoio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC).

Publicado em 14/11/2019, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, HE, Hospital Escola, Medicina, saúde.