HE qualificará assistência através do Núcleo de Epidemiologia

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) implantou, em outubro, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), responsável pelo planejamento e execução das ações de vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar, diretamente ligado à Unidade de Vigilância em Saúde e ao Setor de Gestão de Qualidade e Vigilância em Saúde (SQVS). O serviço atuará em articulação com a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, integrando o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.

Conforme a chefe do SQVS, Susana Secagno, o Núcleo tem o objetivo de detectar, de modo oportuno, as doenças transmissíveis e os agravos de importância nacional ou internacional, bem como a alteração do padrão epidemiológico na região. “Isso faz com que seja possível organizar fluxos e dados, identificar prioridades, adotar medidas de controle oportunas e agilidade na interrupção da cadeia de transmissão das doenças. Além disso, conseguimos monitorar os pacientes internados com doenças ou agravos de notificação compulsória e óbitos de importância epidemiológica” acrescentou Susana.

“O NHE é uma importante estratégia adotada pelo HE para qualificar a assistência e os processos de trabalho, podendo transformar os indicadores produzidos pelo serviço em uma importante ferramenta para subsidiar a tomada de decisão, distribuição de recursos e melhorias no atendimento à população”, ressalta Susana ao afirmar que o serviço funcionará em conjunto e na mesma estrutura do serviço de controle de infecção hospitalar da Instituição.

Estratégia

O ambiente hospitalar se constitui uma importante fonte para a notificação dessas doenças, principalmente dos casos mais graves, em que a investigação imediata se faz oportuna e o conhecimento dessas doenças é primordial para o desencadeamento das ações de prevenção e controle. O Núcleo foi criado como estratégia para a região por se tratar de um hospital geral, de ensino, que atende em diversas especialidades através do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente o HE presta atendimento a 28 municípios e é referência para Pelotas e para a Macrorregião Sul do Estado.