Engenharia Hidrica realiza mais uma edição da Barcada

No ultimo sábado, 2 de novembro, ocorreu a XI Barcada do curso de Engenharia Hídrica da UFPel. Em 2019, o evento foi realizado pela primeira vez em São Lourenço, a organização ficou a cargo do PET do curso e contou com o apoio do transporte da Universidade para levar os alunos até a cidade.

A tradicional Barcada acontece anualmente desde a criação do curso de Engenharia Hídrica da UFPel. Esta atividade foi criada para recepcionar os alunos ingressantes do curso, e dar à eles uma visão mais abrangente dos recursos hídricos da região.

Durante a rota os docentes passam informações técnicas sobre cada ambiente para os alunos ingressantes, procurando estimulá-los a trabalhar por melhorias nos recursos hídricos, bem como a valorização, manutenção e recuperação deste patrimônio natural da região.

Para a ingressante no curso Erilândia de Andrade, a Barcada já era uma expectativa por ouvir bons comentários de seus veteranos. “A Barcada para mim já era uma expectativa por que quando a gente entrou na engenharia hídrica todos nossos veteranos falaram muito dela, dizendo para nós participarmos. Eu gostei muito da experiência por que acho que a gente se aproxima um pouco mais do curso já que somos futuros engenheiros hídricos e eu acho ricas essas saídas da rotina de aula, estar em um barco velejando pela laguna. Eu acho que motiva mais ainda estar no curso e seguir em frente”, conclui a estudante.

A arte da camiseta da Barcada esse ano ficou por conta do estudante do 4° semestre do curso de Artes Visuais Matheus Augusto de Souza. “Por ser das artes visuais e ter esse contato com a produção material eu pensei vou fazer no papel o desenho e vai dar certo. Logo associei a técnica de aquarela ao curso de Engenharia Hídrica por conta da água ligar esses dois. É muito legal ver as pessoas vestindo a minha arte e desfilando com ela”, afirma o artista.

O trajeto esse ano foi pelo Arroio São Lourenço em direção à Lagoa dos Patos, passando pelas praias das Mães, praia do Hotel das Figueiras, Ilha da Ponta e Barrinha.

Publicado em 05/11/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Barcada, CDTec, Engenharia Hídrica, Ensino, Extensão.