Sua Tese em 3 Minutos lota auditório da Faem e desafia doutorandos

Mais de 400 pessoas assistiram, na tarde desta quarta-feira (23), no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a segunda edição do Sua Tese em Três Minutos, que fez parte da programação da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), desafia doutorandos a explicarem ao público, em linguagem acessível, o que é a sua tese, em três minutos.

Foram 17 apresentações, de todas as áreas do conhecimento, julgadas por uma banca composta por cinco pessoas da comunidade em geral, e que foram submetidas também ao voto da plateia, que se manifestou através de cédulas. Itens como compreensão e conteúdo e envolvimento e comunicação fizeram parte dos pontos avaliados. “É um exercício de comunicação, para a sociedade, dos resultados das pesquisas”, disse o coordenador do evento, Marcos Correa.

Nesta segunda edição, ocorreu a presença, na assistência, de 28 estudantes de ensino médio do Campus Visconde da Graça do IFSul. Um deles compôs a banca de jurados.

Vencedores

A primeira colocada foi a doutoranda Ângela Maria Casaril, do PPG em Biotecnologia, com a pesquisa “Em busca da felicidade…” que versa sobre o tratamento da depressão com um produto que contém selênio.

Fernanda Teixeira, doutoranda do PPG de Bioquímica e Bioprospecção, foi a segunda colocada com o trabalho “Efeitos do tratamento com unosina em parâmetros comportamentais e bioquímicos em modelos experimentais um vitro e um vivo para a doença de Alzheimer”.

A plateia escolheu como trabalho premiado pelo público o da doutoranda Débora Duarte Ribes, do PPG em Ciência e Engenharia de Materiais, com a pesquisa “Artificial Skin produzida através de Gel Nanofibrilar de Celulose Vegetal – Ensaio in Vitro” .