Dia de Campo na Palma trata de Culturas de Inverno

Professor recebe grupo e orientaO Centro Agropecuário da Palma, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu, nesta quarta-feira (9), o 1º Dia de Campo – Culturas de Inverno. O encontro teve como foco alternativas e inovações para cultivo em terras baixas.

A atividade buscou apontar sugestões de cultivos para possível rotação ou sucessão com culturas de inverno no sistema de produção em terras baixas. O encontro também teve a proposta de ser uma integração entre produtores rurais, profissionais da iniciativa privada, professores, pesquisadores, alunos e técnicos, buscando nessa parceria um desenvolvimento sustentável e rentável, fortalecendo toda cadeia produtiva da região.

O encontro demonstrou alternativas de espécies como trigo, canola, cevada, centeio, aveia, entre outras culturas. De acordo com os participantes chegam a um dos pontos de parada do eventoorganizadores, essas espécies podem ser utilizadas em rotação ou sucessão em áreas de terras baixas, que normalmente ficam ociosas no período entressafra, não trazendo benefício a todo sistema de produção.

O roteiro de cada dia contemplou visitas a estações e paradas de dez minutos em cada ensaio demonstrativo das diferentes espécies. Na ocasião, um professor comentava a importância e mercado das culturas. Os grupos de participantes foram guiados por alunos do curso de Agronomia. Em cada estação, os participantes foram recepcionados nas tendas por alunos de pós-graduação e professores, o que oportunizou troca de conhecimento em suas áreas.
Além de detalhes e particularidades sobre cada cultura, os pesquisadores falaram ainda sobre temas relacionados, como manejo, solos, cuidados na secagem e armazenamento, qualidade industrial e novas tecnologias.

vista do campo verde