Nota de Pesar – Professor da Faem Wilson Alves de Oliveira

A Universidade Federal de Pelotas cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento, no sábado (7), aos 95 anos, do professor aposentado da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) Wilson Alves de Oliveira. O docente, que dá nome ao auditório da Faem e foi professor da unidade por quase 40 anos, recebeu, em abril deste ano, o título de Mérito Universitário da UFPel.

Wilson de Oliveira formou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas em 1947. Em 1948, foi nomeado zootecnista da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Atuou na Estação Experimental de Forrageiras em São Gabriel. Foi contratado pela Faem em 1952 para exercer atividades na então Fazenda Modelo da Palma, como encarregado do setor de Agrostologia e Produção Agrícola, função que desempenhou até 1961.

No mesmo ano, foi cedido ao Colégio Agrícola Visconde da Graça (CAVG) para ocupar a chefia do Núcleo de Zootecnia. Em 1962 é contratado como professor assistente da Faem e do CAVG. Em 1971, desligou-se do CAVG e permaneceu na Faem até 1979, quando se aposentou.

Dentre as distinções que recebeu, estão diversos diplomas e homenagens de estudantes e entidades variadas. Foi homenageado de todas as turmas de formandos da Faem de 1963 a julho de 1980. Seu nome foi concedido à sala da Chefia do Departamento de Fitotecnia em 1991 e, em 2006, ao Auditório da FAEM. Em 2008 recebeu o título de Professor Emérito da UFPel e em 2019 o título do Mérito Universitário.