Início do conteúdo

Concertos do Congresso da ANPPOM são abertos ao público

ensaio O Cuspo do DiaboO público de Pelotas e região tem oportunidade de participar, gratuitamente, de seis momentos musicais e concertos que integram a programação do 29º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), que está sendo realizado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nesta semana.

Dentre as atrações, estão show de lançamento do livro Caderno do Choro de Pelotas e a Peça Fantástica em três quadros “O Cuspo do Diabo” (na foto, ensaio), que terá 70 pessoas em cena, entre coro, orquestra e bailado.

As atividades ocorrem no Auditório 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65), iniciando nesta segunda (26) e prosseguindo até quinta (29).

Saiba mais sobre o Congresso da ANNPOM e veja a programação detalhada no site Associação ou no Facebook do Congresso.

Programação de Concertos e Momentos Musicais

Segunda-feira, 26 de agosto
19h30min

Recepção cultural – Kako Xavier e a Tamborada

Kako Xavier e a Tamborada criam seu repertório de canções a partir da música praieira de matriz africana do Rio Grande do Sul e arredores, incluindo vozes, tambores de maçambique, de sopapo e de candombe. Tamborada é um bloco de percussionistas e amantes da música reunidos na Casa do Tambor, espaço cultural de encontro e produção artística na Praia do Laranjal, em Pelotas/Brasil.

A apresentação conta com participações especiais de Jean Presser (piano, UFRGS), Leandro Maia (violão, UFPel), Eduardo Guedes Pacheco (percussão, UERGS), Regino Matimbe (guitarra, Moçambique) e Guillermo Ceballos (repique, Uruguai).

Repertório:
Eu sou de um lugar legal – Kako Xavier e alunos da Escola Barreto
Agora somos nós – Kako Xavier
Maçacaia – Beto Bollo, Ivo Ladislau e Luiz Chaves Martins
Meu grande Amor – Kako Xavier
Festa no Mar – Vaine Darte e Luiz Pires
Pé na Areia – Leandro Maia
Forrovolução/Baião Internauta – Genésio Tocantins
Pimenta Rosa – Kako Xavier, Ivo Ladislau e Jader Leal
Guitarra de Mozambique – Regino Matimbe
Parar de Ventar – Kako Xavier, Richard Serraria e Vanessa Longoni
Te aprochega Vivente – Carlos Eduardo Radox e Kako Xavier

O bloco da Tamborada conta com a presença de: Beatriz Grassi – María Elvira – Fátima Santos Maia – Maurício Polidori, Mariana da Rosa – Iane Marques Gonçalves – Nego Kuko (Zé Carlos) – Jorge Luís Mota – Mário de Souza Maia – Miguel Polidori – Estela Polidori – Deka Allemand – Fernanda Tomiello – Renato Grassi – Rogério Gutierrez – Cristina Gonçalves – Zé Tabajara – Renan Brião – Ana Lima – Sandra Grassi – Carol Portela – Lidiane Rodrigues – Marcelo Valente – Ademir Belchior – Sandra Maia – Henrique Mascarenhas – Jesus Coutinho – Maria Falkembach – Josiane Franken Correa – Jão Cruz – Lidiane Rodrigues – Kristina Gonçalves – Renan Brião

Terça-feira, 27 de agosto
19h30min – 21h

Concerto 1 Parte 1 – A Música a Quatro mãos de Thiago Colombo – com Camilo da Rosa Simões e Thiago Colombo

Programa:
1- Elegia a um Gentil-Homem (2018)*
I – Triunfo da Morte
II – Milonga da Digressão
III – Tempo Antes
IV – Triunfo da Presença
2- Canção e Dança Nº1 (2018)*
I – Na Sombra do Avião
II – Dança da Silhueta
3- Díptico (2019)**
I – Te Weiss Milonga
II – Candombe a lo Pobre
4- Tríptico (2017)*
I – Introdução
II – Milonga do Pássaro Preto
III – Candombe Surtado
*Camilo da Rosa Simões (violino) e Thiago Colombo (violão) **Thiago Colombo (violão solo)

Parte 2 – Peça fantástica em 3 quadros “O Cuspo do Diabo” (1927), Antenor de Oliveira Monteiro (1872-1948)

Solistas – Marcelo Schuch (Satanás), Gabriel Luca (Orlando), Gustavo Sales (S. Pedro / amigo de Orlando)

Coros:
– UFPel: Sopranos: Salatiele da Rosa Gomes, Marilúcia Dutra da Silva, Izabella Camila Domingos Santos, Letícia Amaral Louro, Ana Luiza Volz, Cristiane Jobst de Aquino, Milene Medeiros Gomes Cassana, Paola Trevisol Caravaca, Daniela Souza Soares, Marina Fonseca Hassan; Mezzo sopranos: Denise da Silva Vargas, Caroline Castanha de Avila de Lemos, Maria Sonia Bertolino da Silva, Maria da Glória B. Macedo, Aline Mattos das Neves, Cristiane Medeiros Gomes, Mayummi Aragão Campos, Vânia Aparecida Heinrichs, Marinilza de Quadros Gasso; Tenores: Felipe Cesar Zocal, Charles Ferreira Barbosa; Barítono / baixo: Lucas Vargas Sagaz, Thairone Lages Dorneles, Guilherme Travagli Ramos, Kauã Rodrigues Chagas, Eduardo Gazal Chaffe, Gustavo Soares Fernandes Pires. Regente do coro: Salatiele da Rosa Gomes
– Alunos: Sopranos: Renata da Silva Gonçalves, Yarana Ester Campos Borges; Mezzosopranos: Natalia Pereira Gonçalves, Angélica Rocha da Viega; Tenores: William Fagundes, Gustavo Sales; Baixos: Marcelo Mendonça Schuch, Guilherme Travagli Ramos. Ensaiadora: Renata Gonçalves

Bailado:
Elenco da dança – Fernanda Tamborindeguy Moura, Tarcísio Silveira Pereira, Yane Bueno Caetano, Débora da Silva Mendes, Nayane Machado Lima de Melo, Felipe Barboza Pereira, Brayan Bretanha Machado, Bruna Monteiro Baes Garcias

Coreografia: Renan Brião

Curadoria da dança: Carmen Anita Hoffmann

Orquestra:
Flauta: Julia Alves; Clarinete: Gustavo Baldi; Trompete: Márcio Ary Dias Silva; Trombone: Helio da Silva de Abreu; Percussão: Gabriel Faro e Thiago Perdigão; Violino 1: Pablo Cid Bember (spalla), André Luiz Amaral Soares, Érica Alves, Leandro Hirt Matos; Violino 2: Igor Amaral, Joyce Cruz, Rebeca Brehm, Ricardo Ferreira da Silva; Violoncelo: Estela Deunisio, Carlos Walter Soares; Contrabaixo: Jair Fliegel, João Marcos Martins Maestro Tiago Ribas

Figurinos: Ateliê de Figurinos – Larissa Martins

Direção cênica – Daniel Furtado

Quarta-feira, 28 de agosto
20h30min – 21h30min

Confraternização Parte 1 – Clube do Choro de Pelotas – Show de lançamento do Livro Caderno do Choro de Pelotas
O Clube do Choro de Pelotas foi criado em 2015 em homenagem a Avendano Júnior. Desde então o grupo promove encontros que objetivam valorizar a prática de músicos locais, a produção de conhecimento técnico, artístico e científico sobre o choro como gênero e identidade regional, valorizar o fazer musical e a interação social.

CADERNOS DO CHORO DE PELOTAS
Para este concerto de lançamento, o Clube do Choro de Pelotas apresentará o repertório do livro Cadernos do Choro de Pelotas. O livro é resultado do trabalho colaborativo feito a partir dos projetos de ensino, pesquisa e extensão promovidos pelo Núcleo de Música Popular da Universidade Federal de Pelotas em parceria com o Clube do Choro. O caderno teve uma primeira edição digital lançada de forma piloto e será lançada nesta data uma segunda edição ampliada da publicação, agora impressa pela editora UFPel. O caderno traz 11 transcrições de composições de oito compositores da cidade que se dedicaram ao gênero, Julinho do Cavaco, Paulinho Martins, Raul D’ávila, Germano Pinho, Possidônio Tavares, Aloin Soares, Toinha e Avendano Jr. Todo o conteúdo caderno foi produzido de forma colaborativa nos encontros semanais de estudo do choro nos dois anos de duração do projeto, em que os chorões puderam apresentar as suas histórias de vida e práticas musicais, contribuindo para a criação de novos grupos e a imersão de jovens músicos nesta prática cultural de grande expressão regional.

Programa:
1- Pra ti Tinha – Julinho do Cavaco
2- Chorei sem querer – Julinho do Cavaco
3- Na casa do João – Raul Costa d’Avila
4- Meu Amigo Avendano – Raul Costa d’Avila
5- Tio João – Toinha
6- Resmungão – Aloin Soares
7- Vivendo e Aprendendo – Possidônio Tavares
8- Tempo de Gafieira – Possidônio Tavares
9- Suldade – Paulinho Martins
10- Dois Caminhos – Germano Pinho e Avendano Jr.
11- Liberdade – Avendano Jr.

Parte 2 – Quinteto MAGA
O Quinteto Maga é formado por estudantes dos cursos de bacharelado em Música da Universidade Federal de Pelotas. Com a apresentação “Do Norte ao Sul” o grupo apresenta um repertório variado, que viaja desde o jazz do compositor americano Chick Corea, até compositores brasileiros e argentinos como Hermeto Pascoal, Daniel Sá, Dominguinhos e Piazzola. Veja uma prévia aqui.

Programa:
1- Spain – Chick Corea, 1941
2- Vitória – Daniel Sá, 1979
3- Forró Brasil – Hermeto Pascoal, 1936
4- Libertango – Astor Piazzolla, 1921 – 1992
5- Olívia – Gabriel Faro, 1998
6- Lamento Sertanejo – Dominguinhos, 1941 – 2013
7- Passo Fundo – Daniel Sá, 1979

Gabriel Caldeira – Guitarra, Wagner Sicca – Baixo, Gabriel Faro – Bateria, Vinícius Terres – Acordeon, Mateus Messias – Flauta

Quinta-feira, 29 de agosto
19h30min – 21h

Concerto 2 – PEPEU – Programa de Extensão em Percussão da UFPel

Idealizado pelo Professor José Everton Rozzini, bacharel em Percussão e mestre em Educação Musical pela Universidade de Santa Maria, o P.E.P.E.U. – Programa de Extensão em Percussão da UFPel, tem como um dos seus princípios criar um elo cultural, tramando comunidade e academia. Os sonhos começam a dar pé e o cultivador e seu bando seguem a expedição, rumando ao que se der, habitando os espaços e algumas árvores por aí e movidos pelo ritmo e a pulsação na ponta dos dedos, traçando seu destino a cada batida do tamboração.

Programa:
1- Diálogo de Tambores – Renato Popó, Zé Everton
2- Mother Earth, Father Sky – Ney Rosauro
3- Canto do Sertão – Villa Lobos, arr: Ney Rosauro
4- Batuque – O. Lorenzo Fernandes, Arr. Ney Rosauro e adaptação de Zé Everton
5- Suíte Popular Brasileira – Ney Rosauro
I) Baião
II) Xote
III) Caboclinho
IV) Maracatu
6- Danças pagãs – Thiago Perdigão
7- Divertimento – Gustavo Baldi
8- Candombe para Gardel – Rubén Rada Arr. Renato Popó e Negrinho Martins
9- Chacotear – P.E.P.E.U
10- Novena – Hermeto Pascoal Arr. Ney Rosauro

Direção e regência: Zé Everton

Percussionistas: Ademir Belchior, Desirée Salles, Gabriel Pinheiro, Guilherme Ramos, Gustavo Baldi, Kewin Yamani, Leonel, Matheus Valente, Maxi Soares, Miguel Galo (Camaleão), Paulo Bernardes (Sabiá), Pedro Guterres, Renato Popó, Tamiê Pages, Thaís Lemos, Vanessa Ramos

Publicado em 26/08/2019, em Destaque, Notícias. Marcado com as tags Bacharelado em Música, Comunidade, Cultura, Música.