Começa semestre que marca os 50 Anos da UFPel

Estudante trabalha no laboratório da Biotecnologia.Estudantes trabalham em sala de aula.Alunos atuam em laboratório da Tecnologia da Informação.A Universidade Federal de Pelotas começa, nesta segunda-feira (12), o segundo semestre letivo de 2019, período que marca a passagem dos 50 Anos da Instituição, transcorridos nesta quinta-feira, dia 8 de agosto. São cerca de mil estudantes que ingressam na Universidade agora, entre os mais de 17,5 mil alunos que frequentam os 92 cursos presenciais e quatro a distância, na graduação.

A UFPel tem mais de 90 cursos de pós-graduação, nos níveis de especialização, de mestrado acadêmico e profissional e de doutorado, com cerca de três mil estudantes. Há também as Residências Médicas e a Multiprofissional. A comunidade universitária é completada por 1,4 mil docentes e 1,3 mil técnico-administrativos.

O último dia letivo será em 14 de dezembro, com os exames sendo aplicados de 16 a 21 daquele mês. Confira o Calendário Acadêmico no arquivo  Calendário-Acadêmico-2019_v02(4)  .

50 Anos

As comemorações do Cinquentenário da Universidade, que começaram em agosto do ano passado, têm seu ponto alto neste semestre. Na quinta-feira, dia 8, data do aniversário, foi realizada a cerimônia comemorativa aos 50 Anos, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), no Campus Capão do Leão.

A programação prossegue até o fim do ano, com a Rústica, que ocorre no dia 18 de agosto, domingo, e depois com eventos nos Restaurantes Universitários, com o lançamento do selo comemorativo dos Correios e com a participação na Feira do Livro de Pelotas, alusiva à data.

Semana Integrada

A 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siiepe), maior evento da Universidade, ocorrerá de 20 a 25 de outubro, com o 3° Congresso de Inovação Tecnológica, o 5° Congresso de Ensino de Graduação, o 6° Congresso de Extensão e Cultura, a 21ª edição do Encontro de Pós-Graduação e com a 28ª edição do Congresso de Iniciação Científica. Na Semana, será realizada a segunda edição do Sua Tese em Três Minutos.

É bom saber

Para quem é novo na Universidade, ou mesmo para quem já é estudante, a seguir alguns links onde podem ser encontradas informações essenciais para a vida acadêmica.

Transporte de Apoio

https://wp.ufpel.edu.br/transporte/transporte-apoio/ .

Benefícios, auxílios, moradia, transporte, alimentação

https://wp.ufpel.edu.br/prae/ .

https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/ .

Intercâmbio e Mobilidade Internacional

https://wp.ufpel.edu.br/crinter/ .

Cartão de Identificação

O Cartão de Identificação, usado nos serviços da Universidade como restaurantes, transporte de apoio e bibliotecas, está disponível no aplicativo do Cobalto da UFPel. Para usá-lo, o usuário deverá possuir dispositivo com Android 4.4 ou superior e baixá-lo na Google Play. Faça download aqui.

Para fazer o cartão o estudante ou servidor deve ir a uma biblioteca para solicitá-lo e tirar a foto que vai no documento. O documento físico é retirado depois nos colegiados dos cursos.

Capão do Leão

Conforme resolução do Conselho Universitário, de julho, o horário das aulas no campus Capão do Leão será das 8h às 12h e das 14h às 18h, a partir deste segundo semestre de 2019.

Alterações no Transporte de Apoio

O Núcleo de Transporte informa que, após reunião ocorrida entre PRAE, representantes do DCE e o NuTrans, ficaram acertadas as seguintes alterações no Transporte de Apoio:

O primeiro horário da Linha de Apoio do Capão do Leão, que executa a rota 1 (Cotada – CCHS – Lyceu – FaMed – Campus Capão do Leão), será às 6:40, 7:00 e 7:10 com saída da Cotada. A alteração é devido ao novo horário das aulas do Campus Capão do Leão, com início às 8h.

Alteração do local da Parada Restaurante Escola, que deixará de ser em frente à Igreja Cabeluda, passando para a rua 15 de Novembro esquina com Dom Pedro II. (Conforme a imagem abaixo). Isto ocorrerá a partir da terça-feira (13). Na segunda (12) ainda sai da Igreja Cabeluda.

Foto da esquina da 15 de novembro com Dom Pedro Segundo.
Santa Silvana
A empresa de transporte Santa Silvana está informando os horários de ônibus para o campus Capão do Leão, para este segundo semestre de 2019. Clique na imagem para ver.
Foto da planilha com os horários dos ônibus.
Horários dos RUs

A Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis informa o horário de funcionamento dos Restaurantes Universitários, a partir do dia 12/08:

Café da manhã- RU da Rua General Telles (antiga CEU)
Somente para bolsistas
06h45min – 08h30min
08h30min – 10h

RU Campus Centro- Rua Santa Cruz, 1705
Almoço-11h às 13h30min
Jantar- 17h30min às 20h
Almoço-11h30min às 13h
Jantar- 18h30min às 20h

RU Campus Anglo