Startup da Antropologia será incubada pelo Instituto Tim

O AntroLab, Laboratório de Antropologia Aplicada, focado em antropologia do consumo e do produto, “um a partir do outro, nessa mesma ordem”, explica William Caldeira, um de seus integrantes, está participando do Academic Working Capital, programa do Instituto TIM com o apoio da Escola Politécnica da USP, conhecido como o maior programa de empreendedorismo universitário do Brasil.

Conhecido tradicionalmente como um ambiente exclusivo das ciências exatas e engenharias, essa é a primeira vez que um curso da área de humanas  é selecionado para o concorrido programa.

Segundo os integrantes do AntroLab, esse é um dos fatores mais significativos do projeto, sobretudo no momento, quando a percepção de vários autores é que, num futuro próspero, profissionais deverão trazer em si, obrigatoriamente, pressupostos e princípios das ciências humanas e das exatas, ambas, num mesmo indivíduo.

O programa Academic Working Capital 2019, financia, dá treinamento prático e teórico, conecta os estudantes com potenciais investidores no Brasil e leva os 3 projetos mais destacados a Boston, nos Estados Unidos, para mostrar o produto ou protótipo resultante da pesquisa a investidores e pesquisadores de Harvard e do MIT-Instituto de Tecnologia de Massachusetts, entre outros.

“Acelere o seu TCC e crie uma Startup”.  Esse foi o mote inicial do AWC 2019: transformar Trabalhos de Conclusão de Curso em empresas de base tecnológica, e o TCC transformado em projeto pelo AntroLab está sendo escrito pelo aluno e integrante do Laboratório Eligolande L.F., orientado pela professora Renata Menasche.

“Também nos diferenciamos na percepção do que significa ‘tecnologia’”, relata Leonardo Sens, outro integrante do AntroLab, que direcionou a sua formação para a área arqueológica. “Tecnologia, que muitos traduzem como algo presente em objetos como satélites ou smartphones nós traduzimos como algo também encontrado desde nas pontas de flechas e trançados em cestos indígenas, até nas gambiarras feitas para a utilização e ressignificação de objetos de nosso dia a dia”, conclui.

O núcleo do Laboratório de Antropologia Aplicada que integrará esse programa é o AntroLab_Capuz7, num projeto ligado à moda e ao vestuário, sempre a partir do olhar antropológico.

Saiba mais nos links abaixo.

Publicado em 10/05/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Antropologia, ICH, Incubação, startup.