Início do conteúdo

Museu Carlos Ritter reabre nesta segunda (13), em nova casa

Imagem do novo prédio do Museu Carlos RitterConjunto de aves que fazem parte do acervo do museuNesta segunda-feira (13), o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, da Universidade Federal de Pelotas, ganha novo endereço. Será o Casarão 1 da praça Coronel Pedro Osório, na esquina com a rua Félix da Cunha. A inauguração da nova sede será às 18h, com várias atividades e a presença de autoridades da cidade e região. O ato é aberto ao público.

O diretor do Museu, João Iganci, diz que um dos maiores problemas era a inadequação do antigo prédio na rua Barão de Santa Tecla. “Era uma sala única, que não tinha condições de temperatura, umidade controlados, como é necessário para a preservação do acervo e a falta de visibilidade. O museu ficava escondido no antigo endereço, não fazia parte do polo turístico da cidade, estava distante do público”, explica.

Conforme o diretor, o novo prédio atende às necessidades do Museu e seu acervo. O novo espaço contará com laboratório, cinco salas para exposições fixas e itinerantes, reserva técnica, sala de aula e espaço de recreação. Além dessas salas, o Museu terá como diferencial um painel mostrando a evolução das aves e o parentesco entre as diferentes espécies.

O Museu inaugura com três exposições, sobre aves, a coleção de borboletas, de Ceslau Maria Biezanko, e a novidade, um diorama expondo animais taxidermizados empalhados, em um ecossistema de bioma Pampa.

Hoje o Museu possui um acervo com mais de três mil itens, incluindo animais taxidermizados, insetos, fósseis, documentos históricos de Carlos Ritter e de Ceslau Biezanko.

Agora, os três museus da UFPel estão localizados no centro histórico de pelotas, o Museu do Doce, no Casarão 8, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), na Praça 7 de Julho, 180, e a partir da segunda-feira o Museu Carlos Ritter no Casarão 1.

O horário de visitação no Carlos Ritter é das 8h às 17h, de segundas a sextas-feiras. A entrada é gratuita. Visitas em grupo podem ser agendadas pela página do facebook https://www.facebook.com/museu.carlosritter , pelo mail museucarlosritter@gmail.com ou pelo telefone (53) 32844324.