UFPel entrega 19 títulos de Mérito Universitário e Professor Emérito

Homenageados posam juntos com os títulos nas mãosautoridades da universidade formaram a mesa do atoPúblico lotou o auditório do centro de artesDezenove personalidades da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberam, na tarde desta segunda-feira (29), em ato realizado no auditório do Centro de Artes, os títulos de Mérito Universitário e de Professor Emérito da Instituição. As honrarias foram outorgadas na semana em que se comemora o Dia do Trabalhador, em alusão ao destacado exercício de seu ofício por estes servidores. Foram 16 títulos de Mérito Universitário e três de Professor Emérito.

Foram homenageados com o Mérito Universitário os servidores Clóvis Tondo, do Instituto de Física e Matemática, José Irineu Kunrath (in memoriam), também do IFM, Ennio Sallaberry Gonçalves (in memoriam), do mesmo Instituto, José Inácio Krüger (in memoriam), também da mesma unidade, Roberto Teixeira Kremer (in memoriam), ainda do Instituto de Física e Matemática, João Baptista da Silva, também do Instituto de Física e Matemática, Emília Nalva Ferreira da Silva, da Faculdade de Enfermagem, José Luiz Carvalho Silva, do Centro de Engenharias, Ana Beatriz Brum Argoud, do Centro de Artes, Luciana Araújo Renck Reis (in memoriam), também do Centro de Artes, Terezinha Olinda Bettin Ackerman, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Wilson Alves de Oliveira, também da Faem, João Gilberto Corrêa da Silva, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo de Oliveira Mancini (in memoriam), da Rádio Federal FM, Cecy da Nova Cruz Sacco (jn memoriam), da Pró-Reitoria de Ensino, e Hugo Roberto Kaastrup Stephan (in memoriam), do CAVG.

Receberam o título de Professor Emérito Cláudio Alves Pimentel, da Faculdade de Veterinária, José Lino Hack, da Faculdade de Educação, e Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros, da Faculdade de Medicina.

Reconhecimento

Em sua manifestação na abertura do ato, o reitor Pedro Curi Hallal lembrou que as homenagens são feitas no ano do Cinquentenário da Universidade e oferecidas a personalidades com trajetórias destacadas nesta história.

Observou que a realização das 19 homenagens juntas, na mesma data, tornou a cerimônia ainda de maior relevância. “É uma oportunidade para dizer obrigado, por terem dedicado suas vidas à UFPel. A Universidade não seria o que é não fosse o trabalho de vocês”, agradeceu o reitor.

Pedro Hallal fez referência, ainda, ao fato de o Conselho Universitário ter aprovado, em abril, a concessão de título honorífico específico a servidores técnico-administrativos, de Técnico-Administrativo em Educação Emérito. A honraria será concedida ao servidor técnico-administrativo, aposentado ou não, incluído post mortem, que tenha alcançado uma posição eminente em atividades na Instituição.

Defesa da Universidade

O vice-reitor da UFPel, Luís Amaral, falando no encerramento da sessão, valorizou o trabalho da Instituição para a sociedade. “Os investimentos em Educação, em pesquisa, ensino e extensão, têm um enorme retorno social. As receitas públicas, aplicadas nestes fins, produzem desenvolvimento”, sublinhou. Para o vice-reitor, a defesa do ensino público, gratuito e de qualidade é fundamental.