Vantum é a mais nova empresa incubada na Conectar

A Vantum, de sensoriamento remoto, é a mais nova empresa incubada na Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel. O evento para oficializar a incubação ocorreu na quarta-feira (17), no Parque Tecnológico, e teve a presença do reitor da Universidade, Pedro Hallal, e do Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação em exercício, Rafael Vetromille de Castro.

A cerimônia iniciou com falas do reitor e do pró-reitor e em seguida ocorreram a apresentação da nova empresa e a assinatura do contrato de incubação.

A Vantum é uma startup de base tecnológica que tem como propósito entregar informações relevantes a partir de sensoriamento remoto, utilizando ciência de dados, disponibilizando uma plataforma online (https://www.vantum.com.br/), conforme seus diretores fazendo sempre uso das mais novas tecnologias do mercado.

A Startup foi fundada por quatro ex-estudantes da Instituição, que são Huberto Kaiser, engenheiro de computação e mestrando em computação IoT, Leonardo João, engenheiro de computação e mestrando em computação IoT, Fernando Castanho, engenheiro agrônomo, e Janice Ferreira, engenheira hídrica e mestranda em geotecnologias aplicadas aos recursos hídricos. A empresa começou a funcionar em março de 2019.

Conhecendo a Conectar

A Conectar é uma incubadora de empresas vinculada à Universidade Federal de Pelotas e tem como propósito estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. A incubadora trabalha com empresas tradicionais, em duas modalidades, pré-incubação e incubação.

O programa de pré-incubação tem um período de pelo menos seis meses, para desenvolver um negócio a partir de uma ideia. O programa de incubação exige alguns pré-requisitos, como por exemplo, ter validado o modelo de negócios e ter empresa constituída formalmente. Atualmente, possui sete empresas incubadas e três em fase de pré-incubação. Saiba mais no site https://wp.ufpel.edu.br/conectar/

O coordenador da Conectar, Felipe Marques, destaca  o impacto que  estas empresas estão gerando na região.“Hoje, as empresas incubadas geram mais de 50 empregos diretos, inclusive fazendo com que pessoas que já estavam trabalhando para empresas de outras cidades, até mesmo em outros estados, regressassem para Pelotas em virtude das oportunidades que estão sendo dadas aqui”, considerou.

Para Janice Ferreira, uma das criadoras da Vantum, depois da entrada na Conectar o negócio se solidificou. “Ganhamos um forte apoio para estruturar melhor o negócio, em todos os seus pilares”, observou.

Publicado em 22/04/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Conectar, Incubação, PRPPGI, Vantum.