Início do conteúdo

Quase 1,5 mil já votaram na eleição para o Coplan. Junta orienta quem não recebeu link para votar

Quase 1,5 mil membros da comunidade acadêmica já votaram na eleição para o Comitê Articulador do Coplan (Conselho de Planejamento) da UFPel. Conforme a Junta eleitoral, nos dois primeiros dias de votação, foram 1.462 votantes por meio eletrônico, o que, de acordo com a Junta, permite antecipar que esta é a eleição de representantes em Conselho Superior com maior adesão de toda a história da Universidade. Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Junta Eleitoral, onde constam orientações para quem não recebeu o link para votar.

“ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES NO COMITÊ ARTICULADOR DO CONSELHO DE PLANEJAMENTO (COPLAN)
Manifestação oficial da Junta Eleitoral
Nenhum voto a menos.
A Junta eleitoral da Eleição de Representantes no Comitê Articulador do COPLAN vem a público informar que 1462 votos foram depositados eletronicamente nos dois primeiros dias de votação. A parcial diz respeito apenas ao número de votantes, posto que a apuração dos votos só poderá ser feita após o encerramento das eleições, mas permite antecipar que esta é a eleição de representantes em Conselho Superior com maior adesão de toda a história da UFPel.
O sistema Helios voting, adotado pela primeira vez na UFPel mas presente há anos em processos eleitorais realizados em outras instituições brasileiras e estrangeiras, se mostrou eficiente na garantia do sigilo dos votos e na facilitação do acesso à votação. Entretanto, apesar dos cuidados técnicos tomados pelo setor de TI da UFPel, alguns eleitores relatam não ter recebido as cédulas de votação em seus emails principais. Dos 13 relatos enviados à Junta Eleitoral pelo email coplan@ufpel.edu.br, 2 correspondem a problemas de cadastro alheios ao processo eleitoral e 11 envolvem o provedor Hotmail.com, cujos sistemas de proteção têm impedido o recebimento de algumas mensagens com cédulas de votação. A Junta apurou também que a votação específica para representantes de STAE registrou o maior número de não recebimentos de mensagens deste provedor em particular.
Como meio de garantir o pleno acesso ao voto à totalidade dos eleitores, a Junta eleitoral toma as seguintes providências:
1- Permanece em regime de plantão para registro de ocorrências por meio do email coplan@ufpel.edu.br ou, se necessário, presencialmente, das 8 às 20 horas, nos dias 17 e 18 de abril, na sala da CDIT-PROPLAN, A403, quarto andar, Campus Anglo.
2- Aqueles eleitores que já relataram o não recebimento de mensagens para a votação, comprovado pela Junta eleitoral através de consulta ao sistema, foram recadastrados para votar com emails alternativos informados, e terão pleno acesso à votação.
3- Especificamente para a eleição de representantes dos STAE, a Junta eleitoral procederá nesta data o reenvio a todos os eleitores que não votaram e têm como email principal um endereço do Hotmail.com, como forma de contribuir para que não haja nenhum voto a menos.
Professor Luís Isaías Centeno do Amaral (presidente)
Professor Claiton Leoneti Lencina
Professor Pedro Machado Sanches
Técnica Administrativa Roseméri Gomes Gonçalves
Técnica Administrativa Sabrina Marques D’Avila Toralles
Pelotas, 17 de abril de 2019.”