Início do conteúdo

UFPel sediará simpósio mundial sobre cidades saudáveis para o envelhecimento

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel sediará, de 27 a 30 de novembro, o 2019 IAPS Symposium – Ageing in Place in a World of Inequalities: How to Design Healthy Cities for Allo, que discute como fazer as cidades mais saudáveis e inclusivas para quem envelhece. O evento, considerado como de âmbito mundial, tem o apoio do IAPS (Internacional Association of People Environment Studies), do Projeto PlaceAge, do Laboratório de Estudos Comportamentais da UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

O Simpósio também é desenvolvido pelo Centre for Healthy Cities, Aging and Citizenship Project, que faz parte do Programa Institucional de Internacionalização da UFPel – Capes Print. Este é um evento que ocorre de dois em dois anos, promovido pelas redes de pesquisa do IAPS, em diferentes países. O último foi sediado na Tanzânia, África.

“Este Simpósio reconhece que simplesmente mudar a forma construída não é suficiente para criar um ambiente mais inclusivo para o envelhecimento, pois os lugares são mais do que espaços físicos. Ambientes viáveis são articulados através de um forte sentido de lugar, definido como os vínculos sociais, psicológicos e emocionais que as pessoas têm com seu ambiente. Um forte senso de lugar resulta do acesso a apoios para participação ativa, oportunidades para construir e sustentar redes sociais e assumir um papel significativo na comunidade. Em contraste, um sentimento de exclusão ou falta de oportunidades de participação na comunidade está associado à alienação, ao isolamento e à solidão, muitas vezes resultando em problemas diversos de saúde e bem-estar, particularmente entre os idosos vulneráveis. Socialmente, a criação de ambientes urbanos amigáveis ao envelhecimento que apoiam o sentido de lugar é parte integrante do envelhecimento bem-sucedido, garantindo que as pessoas possam continuar a contribuir positivamente na velhice, atrasando a necessidade de cuidados institucionais e reduzindo os custos de saúde e assistência social”, considera a professora Adriana Portella, da Faculdade de Arquitetura da UFPel.

Dentro dessa temática, estão sendo convidados a participar acadêmicos, pesquisadores, profissionais e alunos, a fim de discutir como planejar cidades saudáveis para todas as gerações, respondendo a diferentes impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos.

Site do IAPS (https://iaps-association.org/).

DEADLINE PARA SUBMISSÃO DE ABSTRACTS: 31 de julho de 2019.

DEADLINE PARA INSCRIÇÃO:  15 de outubro de 2019.

DEADLINE PARA O CONCURSO DE FOTOGRAFIA: 15 de outubro de 2019.

Os trabalhos poderão ser submetidos e apresentados em português, inglês ou espanhol.

https://wp.ufpel.edu.br/placeage/ .

 

Publicado em 03/04/2019, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags FaUrb, PROGRAU, Simpósio.