Encontro com coordenadores de curso apresenta Planejamento da PRE para 2019

As quatro principais metas da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (PRE/UFPel) foram apresentadas aos coordenadores de cursos nesta terça-feira (2). Em mais uma ação de aproximação com os docentes, representantes da PRE explanaram a respeito de permanência e qualidade acadêmica, diplomação, aprofundamento das interações com a comunidade interna e externa, e ampliação e qualificação da oferta de educação a distância (EAD).

A pró-reitora de Ensino, professora Fátima Cóssio, explica que a proposta do encontro, além de apresentar o planejamento, foi de oferecer suporte a colegiados e coordenadores em suas ações. “Tiramos dúvidas e prestamos orientações para que eles possam dar conta de seu dia a dia acadêmico e se sentirem apoiados”, pontuou.

No encontro, cada Coordenação integrante da PRE apresentou suas principais ações e colocou-se à disposição dos coordenadores. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) também participou do encontro, quando tratou de aspectos relacionados à avaliação institucional.

Dentre as ações que regem a meta relacionada ao Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica estão pontos como o Observatório de Dados Acadêmicos – com pesquisa e publicização de dados gerais da UFPel e de cada curso; apoio a projetos e compartilhamento de práticas que visam o enfrentamento da evasão e da retenção; formação de professores; criação do Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP); orientação às coordenações de curso de graduação em relação às rotinas acadêmicas (via tutorial) e acompanhamento das demandas pedagógicas dos colegiados. Além disso, orientação de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) visando flexibilização curricular, mobilidade estudantil, inserção da curricularização da extensão e adequações ao Regulamento da Graduação; análise de relatórios de avaliação externa dos cursos; regulamentação dos estágios curriculares; e revisão dos processos de acesso à graduação, como Sisu regional e editais específicos.

Para a questão da Diplomação, dentre as ações estão a descentralização dos procedimentos acadêmicos, formação aos servidores dos colegiados e a entrega do diploma no ato da colação de grau.

A PRE propôs ainda, em relação ao relacionamento com a comunidade, a consolidação da Escola Parceira; o fortalecimento das comissões de Licenciatura, Tecnólogo e Bacharelado; incentivo ao Fórum de Integração da Universidade com a Educação Básica; ampliação da Mostra dos Cursos de Graduação; e a regulamentação da UFPel como concedente de estágio obrigatório.

Em relação à EAD, estão previstos suporte para organização de cursos e eventos total ou parcialmente a distância; incentivo, aprovação e monitoramento de propostas de cursos de graduação na modalidade a distância com recursos distintos dos da Universidade Aberta do Brasil (UAB); apoio à oferta de componente a distância em cursos presenciais; e aperfeiçoamento das ofertas realizadas pela UAB.

Publicado em 03/04/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Docentes, Planejamento, Pró-Reitoria de Ensino.