Grupo de Interlocução Pedagógica será instituído na UFPel

Para aproximar as Unidades Acadêmicas da área de Pedagogia Universitária, a Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (PRE/UFPel) propôs a criação de um Grupo de Interlocução Pedagógica. A intenção é que representantes multipliquem em seus espaços questões relacionadas ao tema e sejam um canal de comunicação direta entre Unidade e PRE. Dentre essas questões, devem ser abordados assuntos como necessidades de formação docente, mediação de questões pedagógicas, entre outros pontos que envolvam a Universidade a partir da diversidade das próprias Unidades.

Em um encontro na manhã da sexta-feira (29), representantes indicados pelas Unidades puderam conhecer a proposta da Coordenação de Pedagogia Universitária. “Queremos criar coletivamente estratégias e concepções de educação para qualificar os cursos, sobretudo de graduação”, pontuou o coordenador de Pedagogia Universitária, Eduardo Ferreira das Neves Filho.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio, ao escutar as demandas das Unidades e tendo um relacionamento direto com o Grupo de Interlocução, há a possibilidade de traduzir melhor as expectativas dos professores, unindo os conhecimentos específicos de cada área com a questão pedagógica. “Pretendemos chegar mais perto de todos os professores, de diferentes áreas do conhecimento”, destacou.

Conforme a pró-reitora, a UFPel entende que o professor não deve estar sozinho na complexa tarefa da atividade docente, com as particularidades de cada área. “A Universidade tomou para si a tarefa de fazer essa mediação do docente com a questão pedagógica. Nós entendemos que não conhecer o campo pedagógico pode comprometer o ato pedagógico. Aqui estamos para que os alunos aprendam. Nas trocas, nos debates, aprofundando conhecimentos nesse campo, muitas coisas poderão ser resolvidas”, observou. E, de acordo com ela, para fazer isso, é necessário estar em contato direto com as Unidades – mediação que será feita pelos representantes do Grupo de Interlocução. “Eles irão dialogar conosco e com os colegas, sobretudo identificando as diferentes demandas e atraindo esses professores para o entendimento da importância do conhecimento pedagógico. Com clareza e sustentação vamos chegar mais perto dos professores”, destacou.

Durante o primeiro semestre, o Grupo de Interlocução Pedagógica deverá ter reuniões quinzenais de preparação e formação de equipe. Para o professor Giovanni da Silva Nunes, do Instituto de Física e Matemática (IFM), trata-se de uma iniciativa importante, especialmente devido ao número de docentes da UFPel. “Esse espaço para conversar e transmitir informações é uma maneira de a Universidade chegar mais perto das Unidades”, disse.

Publicado em 01/04/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Docentes, Pedagogia Universitária, Pró-Reitoria de Ensino.