Início do conteúdo

Enfermagem realiza evento dedicado ao cuidador familiar

Quem cuida merece ser cuidado. Com essa premissa em mente, a equipe do projeto de extensão “Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou o evento “Parada do Cuidador: um momento para si”.

Foram duas etapas de atividades, realizadas no dia 20. A primeira, no Mercado Público, teve a intenção de sensibilizar a população para olhar e reconhecer o papel do cuidador. Além disso, buscou motivar a comunidade a se disponibilizar para ajudar aqueles que assumem o cuidado na família e também sensibilizar os cuidadores (identificados) para produzirem momentos de cuidado e atenção para si. Ao mesmo tempo, a ação informou sobre o projeto de extensão.

Entre as atividades realizadas estavam enquetes acerca do papel do cuidador; verificação da pressão arterial; realização de acupuntura e auriculoterapia para aqueles que estivessem com a pressão sistólica ou diastólica acima dos parâmetros normais – visando a redução desses níveis – e divulgação dos serviços da Unidade Cuidativa. Os participantes também foram convidados para o segundo momento do evento, que foi realizado na Unidade Cuidativa, na parte da tarde.

No total, 25 pessoas responderam à enquete sobre cuidadores, 23 pessoas verificaram a pressão arterial, e, dessas, quatro receberam acupuntura e auriculoterapia por apresentar os níveis pressóricos alterados.

A segunda parte das atividades, realizada na Unidade Cuidativa, contou com a participação da coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera – Pelotas, professora Cynthia Luz Yurgel, que falou sobre o cuidado ao cuidador. Estiveram presentes 17 pessoas, entre cuidadoras e pacientes. “A troca foi importante pela possibilidade de reflexão do estar no lugar de cuidador e de paciente. Ao longo da fala da convidada, muitos depoimentos foram proferidos pelos presentes”, destacou a coordenadora da ação, professora Stefanie Griebeler Oliveira. Ao final, foi entregue uma muda de planta medicinal a cada participante.

Participaram da organização e execução do evento a professora Franciele Roberta Cordeiro, as alunas de pós-graduação em Enfermagem Jéssica Siqueira Perboni (nível doutorado), Berlanny Christina de Carvalho Bezzera (nível mestrado), Leticia Valente Dias (nível mestrado), Michele Rodrigues Fonseca (nível mestrado), os acadêmicos de Enfermagem Fernanda Eisenhardt de Mello e Lucas da Silva Dellalibera, e os voluntários externos à UFPel enfermeira Camila Trindade Coelho e acadêmica de Psicologia Elisangela Coutinho da Silva, da Anhaguera.