UFPel promove sua primeira formatura institucional

A Universidade Federal de Pelotas inicia, neste sábado (19), o seu trajeto rumo à oferta de cerimônias de colação de grau democráticas e inclusivas para seus estudantes. Na ocasião, ocorrerão as três primeiras formaturas institucionais, atos de conclusão de curso gratuitos para estudantes que aderiram à nova proposta em edital publicado em 2018.

Um total de 200 estudantes, separados em três sessões solenes, receberão seus diplomas no novo sistema. A cerimônia transcorrerá como as demais, com juramento, entrega de certificados e discursos. Os formandos também terão direito à fotografias e a tão sonhada toga. Em horário prévio à formatura, também haverá tempo para fotos com os familiares. As cerimônias englobarão concluintes de diversos cursos.

A nova formatura institucional é fruto da nova política implantada pela atual gestão da Universidade, aprovada em maio de 2018. Com a medida, todas as turmas que ingressarem na UFPel após o início desse modelo realizarão suas colações de grau neste modelo. No entanto, para as turmas que já estão em curso, serão oferecidas as cerimônias de forma optativa, para aqueles estudantes que não desejem aderir às formaturas externas ou às colações de gabinete.

“Numa universidade democrática e inclusiva, todos os estudantes têm direito de que o grau lhes seja conferido em solenidade de igual significação e sob a égide das mesmas normas”, considerou a Gestão Central da UFPel, na sessão do Conselho Universitário que aprovou o novo regramento.

As cerimônias de colação de grau ocorrerão às 14h, às 17h e às 20h, no auditório do Colégio Gonzaga, localizado na rua General Argolo, esquina rua Padre Anchieta.