SEI completa primeiro ano com mais de 55 mil processos já gerados

No dia 1º de novembro de 2017, a Universidade Federal de Pelotas adotava o Sistema Eletrônico de Informações. Desde então, processos que circulariam de forma física pelas unidades da UFPel passaram a ser despachados de forma eletrônica, chegando à casa de 55 mil deles já gerados.

No encerramento da Semana do Servidor da UFPel, o pró-reitor de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Mattos, fez um breve balanço do período, trazendo, além dos números, depoimentos de servidores que tiveram sua rotina alterada pelo sistema. “Quem trabalha em setores administrativos, já sabe o quanto o SEI agilizou o trabalho”, pontua ele.

Os números são inegáveis, segundo Mattos: são, em média, gerados por dia útil 220 novos processos no sistema. Dentro desses, circularam mais de 300 mil documentos, sendo eles gerados ou recebidos, ou seja, criados dentro do sistema ou anexados, respectivamente.

A economia de impressão de todos esses itens já chega na casa de dezenas de milhares de reais. Além disso, um processo que poderia levar dois ou três dias úteis circulando por meio do protocolo físico, chega instantaneamente às unidades envolvidas. O pró-reitor destaca esse último como uma das grandes conquistas do SEI, em uma Universidade marcada pela dispersão geográfica: a superação da distância geográfica. Além disso, outro benefício se dá no âmbito do armazenamento de documentos, que passa a ser naturalmente vitalício com a adoção do SEI.

Publicado em 06/11/2018, nas categorias Destaque, Notícias.