SEI completa um ano na UFPel

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) completa nesta quinta-feira (1º) um ano de implementação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho.

O SEI é totalmente web e os usuários podem acessar sem a necessidade de instalar. O sistema permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos, reduzindo o tempo de realização das atividades já que várias unidades podem atuar no mesmo processo ao mesmo tempo. Sendo assim, o SEI facilita o acesso às informações e às ações de transparência ativa.

O servidor Leonardo Fontelles Tavares, que trabalha na Pró-Reitoria Administrativa (PRA), destaca a pontualidade, a clareza, a rapidez e a excelência do Sistema Eletrônico de Informações. Já Willian Barros, diretor do Instituto de Física e Matemática (IFM), ressalta a transparência e a agilidade do Sistema. “Foi uma mudança fundamental”, disse.

Uma das principais características e vantagens da mudança de cultura dos processos em papel para o meio digital é viabilizar a sustentabilidade ambiental com uso adequado da tecnologia da informação e comunicação. Essa alteração diminui o estoque de papel, o que economiza recursos públicos e ajuda na preservação do meio ambiente. Desde a implementação do SEI, 168,4 mil documentos deixaram de ser impressos, economizando cerca de, no mínimo, o equivalente em folhas de papel.

Celebração
Em comemoração ao um ano de atuação do SEI, na quinta-feira (1º) haverá uma apresentação sobre o Sistema, juntamente com a finalização da Semana do Servidor, às 8h30min, no Auditório 2 do Centro de Artes.

Serão apresentados os desafios de implementação do SEI, o que mudou na realidade da Universidade e as ações futuras para melhorias do sistema.

Publicado em 31/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.