Apoio Psicopedagógico: responda à pesquisa e ajude a garantir essa política de assistência

O processo de expansão do ensino superior brasileiro nas últimas décadas proporcionou uma mudança no perfil dos estudantes da UFPel. Dessa forma, é necessário que os alunos tenham não apenas acesso garantido, mas também sua permanência com qualidade.

Para atender à grande demanda de apoio psicopedagógico por parte dos alunos, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) tem se organizado com a chegada de novos profissionais. Até o meio do ano, a PRAE espera contar com uma pedagoga, um psicólogo e mais um psiquiatra que irão atuar em uma equipe multidisciplinar em conjunto com os profissionais já atuantes, para que, a partir dessa estrutura ampliada, a Pró-Reitoria possa desenvolver ainda mais as ações psicossociais e de saúde mental para atender a comunidade discente da Universidade.

O apoio psicopedagógico da PRAE tem por objetivo zelar pelo bem-estar e qualidade de vida da comunidade acadêmica, através de ações preventivas e de intervenção que buscam orientar o estudante no que diz respeito aos problemas psicológicos que surjam durante a graduação.

A assistência ocorre por meio de aconselhamento especializado individual e também por diversas ações de grupos terapêuticos. Questões sobre ansiedade, depressão, desenvolvimento acadêmico, social e profissional são alguns dos temas que vêm sendo trabalhados a partir de grupos de apoio. A chegada de novos profissionais irá ampliar o alcance dessas ações dentro da Universidade.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis Mário Azevedo Júnior complementa: a expectativa é que se consiga desenvolver uma série de ações psicossociais e de saúde mental para a comunidade discente na Universidade. “São investimentos de pessoal, mas também são investimentos em materiais para subsidiar essas ações e atender parte da demanda que já é grande e assim dar apoio aos estudantes que procuram essa assistência”, pontua.

Para auxiliar na manutenção dessas políticas estudantis, responda à pesquisa do Perfil Discente, que ajuda a definir essas diretrizes.

Publicado em 26/06/2018, nas categorias Destaque, Notícias.