Pelotas recebe I Mostra de Cultura Popular Afro-Gaúcha

Contemplado com o Edital Pró-cultura FAC Regional e com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a mostra irá homenagear as manifestações da cultura negra e das tradições populares, com atividades gratuitas de dança, música, artes visuais, audiovisual, literatura, culinária, moda, costumes e saberes

Entre os dias 12 e 15 de abril, Pelotas irá receber a I Mostra de Cultura Popular Afro-Gaúcha, que realizará uma intensa programação cultural gratuita e aberta ao público, com o objetivo de resgatar a ancestralidade e valorizar a identidade e cultura negra no Rio Grande do Sul.

Serão diversas atividades artísticas e formativas, como espetáculos de dança e música, exposições e intervenções de artes visuais, exibição de produções audiovisuais e realização de oficinas de moda, costumes, gastronomia e debates sobre tradições e saberes. A programação ocorrerá em diferentes espaços da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como no Museu do Doce, Conservatório de Música, Grande Hotel, Cine UFPel, Anfiteatro do Centro de Artes e Auditório da Reitoria e em outros espaços no município, parceiros em atividades e projetos da UFPel, como o CRAS São Gonçalo e o Ginásio Poliesportivo, ambos no Bairro Navegantes, o Centro Africano Pai Oxalá e Mãe Jurema – Seguidores de Iya Neci, no Bairro Areal, e o Quilombo Vó Elvira, no Distrito 9.

O projeto com realização da Imago Produtora, Instituto Sócio Cultural Afro-Sul Odomode e Patuá Comunicação Solidária foi contemplado com o Edital Pró-cultura FAC Regional, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Em Pelotas, o projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Pelotas – UFPel através  da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC.

A Mostra será ponto de encontro das expressões da cultura negra gaúcha, lançado um olhar sobre parte da imensa produção cultural do negro no Rio Grande do Sul. “Queremos referenciar, estimular e divulgar a produção material e imaterial da cultura popular afro-gaúcha, bem como apoiar o seu desenvolvimento, fomentando o incremento e o fortalecimento do ensino e da pesquisa na área da cultura popular”, explica a coordenadora da mostra Luana Khodja, da Imago Produtora, uma das realizadoras do evento. Para Maria Iara Deodoro, diretora do Afro-sul Odomode, “esse projeto contribui para desvendar a cultura e a história negra do Rio Grande do Sul, que é tão pouco conhecida e que ficou invisível por tanto tempo em função do processo de colonização e discriminação. É uma forma de trazer visibilidade de maneira consistente e promover trocas entre as comunidades de outras cidades”.

O evento reunirá a comunidade acadêmica da UFPel, comunidade quilombola e a comunidade do município, levando atividades e atrações culturais para cinco bairros diferentes e no 9º distrito do município de Pelotas.

A programação envolve 17 grupos, artistas, pesquisadores e produtos culturais vindos de quatro municípios gaúchos. São eles: Afro-sul Odomodê; Alabê Oni; “Braziliano”; Carlos Alberto de Oliveira “Carlão”(in memoriam); Contramestre Guto e Africanamente Escola de Capoeira Angola; Eduardo Tamborero; Eduardo Tavares; Luís Flávio “Trampo”; Maracatu Truvão; Maria Iara Deodoro; Marietti Fialho; Marina Rodrigues; Merli Leal Silva; Paulo Romeu Deodoro; Raquel da Silva; Richard Serraria; Restinga Crew; e Três Marias.

A primeira edição da Mostra foi realizada em Jaguarão, em 2017, entre os dias 14 e 17 de setembro. As duas cidades foram escolhidas em função de sua importância histórica para a resistência da comunidade negra.

Veja a programação completa no arquivo  Release_Mostra Afro Gaucha_Pelotas 2018   .

Publicado em 29/03/2018, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.