PRE oferece 210 bolsas para projetos de ensino
A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) está lançando o Edital PRE/CEC/NUPROP Nº 02/2018 para a seleção de Projetos de Ensino para Bolsas de 2018. Neste edital, serão ofertadas 90 Bolsas de Monitoria, 80 Bolsas de Projetos de Ensino e 40 Bolsas de Programas Estratégicos Institucionais, totalizando 210 Bolsas de Iniciação ao Ensino.
A Pró-Reitoria de Ensino enfatiza que as Bolsas de Iniciação ao Ensino do Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA) destinam-se à formação acadêmica de discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e devem estar necessariamente vinculadas a Projetos de Ensino, subdividindo-se em três categorias:
- Bolsas de Monitoria, cujo Projeto de Ensino respectivo objetive:
- a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão no(s) curso(s) de graduação da UFPel, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da(s) disciplina(s);
- o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da(s) disciplina(s) atendida(s) pela monitoria;
- a inserção do discente monitor nas atividades de ensino da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
Não é permitida a atuação de monitor em componentes curriculares de estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (ou similares).
- Bolsas de Projetos de Ensino que objetivam:
- a reflexão sobre o contexto do Projeto Pedagógico de Curso, no intuito de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem, através de atividades de caráter temporário e distintas das atividades de monitoria caracterizadas no item 1.1 deste Edital;
- a atuação do bolsista no desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes em atividades não disciplinares, a partir do Projeto Pedagógico do Curso.
- Bolsas de Programas Estratégicos Institucionais, cujo Projeto de Ensino respectivo objetive:
- um conjunto articulado de ações com caráter institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.