Prae promove 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio

É preciso con (versar) sobre vazios e não-ditos que se perdem (ou se escondem?) pelos labirintos da saúde mental, criando espaços de possibilidades para o existir e, sobretudo, para pensar o “cuidado de si”. As subjetivações que são produzidas como uma espécie de “mal-estar” contemporâneo provocam inquietações, das quais nascem a necessidade de se construir sentido singular para tal condição alarmante. Nos (des) caminhos de uma linguagem atravessada pelas forças do coletivo, das palavras e coisas que vêm constituindo o ser, que o “desejo” ganhe fôlego e abra direções para práticas de um viver “a vida como obra de arte”.

Consoante a vocação multidisciplinar do NUPADI (Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente), que articula as áreas de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social tencionamos enquanto equipe de técnicas que o compõem, o desenvolvimento de ações que abarquem cuidados aos diferentes aspectos da vida e que possam oferecer aos alunos desta Universidade Federal de Pelotas (UFPel) novas formas de pensar o cuidado de si e do outro para a melhoria da qualidade das experiências ao longo de seu processo de formação profissional. Em nosso fazer diário é comum nos depararmos com protagonistas de histórias de vida marcadas por relatos de vulnerabilidades de toda ordem, que atualmente encontram-se às voltas com ideação suicida ou narrando suas tentativas anteriores de acabar com a dor e o sofrimento da vivência de seus desgostos.

Para além do que Foucalt, Nietzsche, Freud, Lacan, Guattari, possam nos ajudar nesse processo, é preciso uma construção coletiva viva, que dê lugar a novos “territórios existenciais”. Por isso a importância da participação da comunidade acadêmica nesse momento, numa perspectiva de institucionalizar ações que versem a temática de Prevenção ao Suicídio. A força do coletivo se manifesta com a parceria do DAKA (Diretório Acadêmico Karen Adami) da Engenharia do Petróleo e do DAFPO (Diretório Acadêmico Francisco de Paula Oliveira) da Engenharia Geológica, os quais tiveram a iniciativa de promover o primeiro dia desta semana, em prol do pensar a temática do Setembro Amarelo. As discussões e demandas geradas desse acontecer serão fontes primordiais para a continuidade desse trabalho, isto é, ele não pára por aqui. Confira a programação e participe!

Local : Auditório do Direito UFPel

Rua Félix da Cunha,363

Público-alvo: aberto à comunidade acadêmica

Entrada: 1kg de alimento não perecível

Promoção dos Diretórios Acadêmicos das Engenharias do Petróleo e Geológica

“As redes de cuidado em saúde e a promoção da vida”

Psicóloga Djennifer Coradini

“O cuidado de si no mundo universitário: pensando a depressão no contemporâneo”

Psicóloga Lisandra Osório

“Programa de intercâmbio voltado a pessoas que sofrem de depressão”

Vice-Presidente da AIESEC/Pelotas – Flor Wienke Tavares

“Roda de conversa entre palestrantes, alunos e professores”

Local: sala 211 do Campus II

Inscrições pelo e-mail: nupadi.prae@gmail.com

10:00 – 12:00

“Autoestima elevada: condição necessária para a promoção da vida saudável. Vamos treiná-la?”

Coordenação: Enfª Drª Renata Carpena Schramm

Local: Auditório do Campus II

Rua Almirante Barroso 1202

Público-alvo: aberto à comunidade acadêmica, alunos, professores, coordenadores de cursos.

09:30- 11:30

Auditório do Campus II.

Programa Permanente de Prevenção ao Suicídio:

“Para Cuidar da Vida”

Coordenação: Psicóloga Juliana Antunes Souza

Local: sala 211 do Campus II

Inscrições pelo e-mail: nupadi.prae@gmail.com *

14:00- 16:00

Coordenação: Enfª Drª Renata Carpena Schramm

Local: sala 211

Inscrições pelo e-mail: nupadi.prae@gmail.com*

14:00 –  17:00

OFICINA “A Vida como obra de arte”

Descrição: a oficina tem objetivo de promover experimentações por intermédio da Arte e diálogos sobre modos de produção de Vida no ambiente acadêmico. Para isso, buscará fornecer informações, desmistificar questões e criar modos de lidar com a temática do suicídio que se encontram entre fantasia e realidade, descontruindo estereótipos e operando com uma construção coletiva.

Coordenação: Assistente Social Simone Coelho

Colaboração: Psicóloga Lisandra Osório

*Obs: inscrições até o dia 24/09.

*Ficha de Inscrição:

COLOCAR NO ASSUNTO DO E-MAIL QUAL ATIVIDADE ESTÁ SE INSCREVENDO:

(   )RODA DE CONVERSA DIA 26 ÀS 10:00

(   ) RODA DE CONVERSA DIA 27 ÀS 14:00

(   ) OFICINA “A VIDA COMO OBRA DE ARTE” DIA 28 ÀS 14:00

Vale lembrar que a Roda de Conversa está disponível em dois horários e dias diferentes.

Nome Completo:

Idade:

Matrícula (se for aluno):

Telefone:

Curso:

Cargo/Área (se for professor/coordenador/outro):

Motivo do interesse pela temática do suicídio:

Importante: em todos os eventos haverá lista de presença e posterior fornecimento de certificado conforme as horas de participação.

Publicado em 12/09/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.