Alunos se preparam para o Encontro Nacional de Casas do Estudante
Acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão discutindo variados temas pertinentes à Assistência Estudantil durante o Ciclo Nacional de Formação Inicial (CINAFI) para o Encontro Nacional de Casas do Estudante (ENCE). A capacitação começou nesta quarta-feira (23) e vai até sábado (26), no Restaurante Universitário da Casa (Rua Andrade Neves, esquina General Teles). Apesar de ser requisito para quem quiser participar do Encontro Nacional, a formação é aberta a qualquer pessoa interessada no tema.
De conteúdo amplo, o CINAFI busca atualizar os estudantes com as deliberações e os temas discutidos no Pré-Encontro, que ocorreu em Minas Gerais, além de contextualização do Movimento Casa do Estudante, lutas e políticas de Assistência Estudantil e as diversas instâncias de debate – Encontro Nacional, Secretaria Nacional e Fórum de Pró-Reitores. Tratará, ainda, de detalhes sobre o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o Plano Estadual de Assistência Estudantil (PNEST), a realidade política da Universidade de Brasília (UnB) – que receberá o Encontro Nacional entre os dias 3 e 7 de outubro – em comparação com a UFPel, e orientações para a participação no ENCE.
A formação também será o momento para apresentar a dinâmica da Comissão Científica do evento, que neste ano é de responsabilidade dos estudantes da UFPel.
Para o organizador do CINAFI, Carlos Eduardo Tavares, a formação pretende ser ainda um espaço de congregação entre os estudantes e uma maneira de aproximá-los das discussões mais importantes sobre o assunto. “Queremos que conheçam as propostas, objetivos que queremos alcançar e a realidade da Assistência. É importante que as pessoas saibam para que não desistam da Universidade. Quando falamos no Movimento de Casa do Estudante, falamos sobre assistência, política estudantil, permanência e resistência”, destacou.
Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mário de Azevedo Júnior, a formação prévia valoriza a representação qualificada no Encontro Nacional. “Estamos comprometidos com a pauta da moradia dentre as políticas de permanência na educação superior e apoiamos essa participação”, reforçou.
Luta pela Assistência
Presente na abertura do CINAFI, o reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, destacou a relevância da pauta e propôs aos estudantes bandeiras de luta na Assistência em relação à verba do PNAES para 2018 e a emendas parlamentares que contemplem as universidades.
O reitor informou que a UFPel receberá, para o próximo ano, o mesmo exato valor já recebido em 2017: R$ 12,7 milhões. O valor sequer foi corrigido pela inflação. “Como reitor, defenderei esse tema, mas é importante que vocês saibam que não houve qualquer aumento”, pontuou. Da mesma forma, o dirigente informou que a UFPel está unida com outras universidades para conquistar emendas parlamentares que contemplem o tema. “Os deputados e senadores gaúchos precisam saber que aqui tem gente que quer moradia estudantil”, conclamou.
Programação dos próximos dias
Dia 24, quarta-feira
– Devolutiva do Pré-Encontro, que ocorreu em Minas Gerais
– O que é o Pré-ENCE e seu papel
– Encontro Regional de Casas do Estudante (ERECE)
– O que é o ENCE e seu papel
– O que é a Secretaria Nacional de Casas do Estudante (SENCE) e seu papel
– O que é o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE)
Dia 25, sexta-feira
– Políticas de Assistência Estudantil
– Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Plano Estadual de Assistência Estudantil (PNEST)
– Comissão Científica da UFPel para o ENCE
Dia 26, sábado
– Introdução ao ENCE
– Realidade Política UnB x UFPel
– Por que ir ao ENCE
– Construção da Carta de Apoio para o ENCE UnB 2017
– Como ir, o que é preciso levar, solicitação de apoio de alimentação
– Motivação para o evento