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UFPel muda estrutura administrativa

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com nova estrutura administrativa de gestão. As mudanças, aprovadas na última reunião do Conselho Universitário (CONSUN), trazem, entre suas principais alterações, a modificação da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) para Pró-Reitoria de Ensino (PRE) – ampliando seu escopo de atuação -, a incorporação da Inovação à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – que passa a ser Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – e a criação da Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (PROGIC), que vai englobar essas duas áreas buscando a melhoria e a otimização dos processos.

As transformações foram motivadas pela busca na qualificação da gestão e adaptação da estrutura administrativa aos preceitos da gestão pública, aperfeiçoando a administração central de forma a torná-la mais eficiente e capaz de dar conta de seus compromissos com as atividades-fins da UFPel.

Veja as principais mudanças:

GABINETE DO REITOR

Agência de Desenvolvimento Interinstitucional (ADI): criada para discutir, planejar e coordenar as demandas da UFPel e suas relações com a comunidade regional, nacional e internacional. Sua estrutura é composta por: Agência da Lagoa Mirim (ALM), Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) e Coordenação de Convênios – que agora ganhou o termo “Contratos”, virando “Coordenação de Convênios e Contratos” – (CConv).

Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID): criada para agregar pautas relacionadas à inclusão e diversidade inexistentes ou alocadas previamente em outras estruturas. Órgão responsável por estabelecer políticas, diretrizes e práticas para a consolidação de ações na comunidade universitária em relação às cotas no ingresso e permanência no ensino superior, em cursos de graduação e pós-graduação bem como nas cotas para ingresso nos cargos de servidores da UFPel. Sua estrutura é composta por: Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEN) – também novo -, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD).

PRÓ-REITORIA DE ENSINO
Mudou seu nome de “Graduação” para “Ensino”. Essa transformação busca explicitar o aprofundamento da interlocução entre o ensino de graduação e as demais etapas e níveis de ensino – educação básica e pós-graduação.

Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU): criada para ser o órgão responsável por planejar e desenvolver a política de formação continuada para professores, coordenadores de curso e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de graduação.

Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED): incorporado à PRE, é órgão responsável por planejar e executar a política de educação a distância.

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PREC)

Coordenação de Arte e Inclusão (CAI): criada para ser o órgão ao qual cumpre dar suporte à realização de ações vinculadas a programas e projetos no campo da cultura, promovendo e gerenciando os meios de extroversão dos conhecimentos gerados pela Extensão, além de incentivar a conexão e a parceria em projetos e programas no campo da cultura com outras instituições e formas de representação da sociedade civil organizada.

Coordenação de Patrimônio Cultural e Comunidade (CPCC): criada para planejar, incentivar e promover ações no âmbito da extensão, que concorram para envolver a comunidade universitária com as expressões individuais, sociais e políticas dos Direitos Humanos.

Coordenação de Extensão e Desenvolvimento Social (CEDS): criada tendo como finalidade coordenar o desenvolvimento de diagnóstico e análise das ações de extensão na UFPel, coordenar metodologias de avaliação das atividades de extensão na UFPel e das ações de capacitação para a extensão, além de impulsionar a proposição de ações de extensão, voltadas à melhoria da qualidade de vida dos públicos a que se destinam.

* Anteriormente, essas estruturas eram Coordenação de Cidadania e Comunidade, Coordenação de Desenvolvimento, Cooperação e Sustentabilidade e Coordenação de Arte e Cultura.

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO (PRPPGI)
Antes apenas “Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação”, recebeu no nome a palavra “Inovação”, reforçando esse papel – que a Pró-Reitoria já exercia com uma coordenação específica para esse fim.

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEP)

Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (COODEC): criada com o objetivo de integrar as ações de políticas de gestão de pessoas já nos processos seletivos da UFPel. Responsável por estabelecer critérios e diretrizes que viabilizem os procedimentos para o recrutamento e seleção de candidatos.

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS (PRAE)

Coordenação de Integração Estudantil (CIE): órgão responsável por planejar e implementar programas de assistência estudantil.
Coordenação de Políticas Estudantis (CPE): órgão responsável pelas políticas voltadas às demandas discentes de forma geral.

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO (PROPLAN)

Coordenação do Plano Diretor e Planejamento Ambiental (CDPD): a coordenação do plano diretor planeja sobre o uso e a distribuição dos espaços físicos e do ambiente natural. Estuda possibilidades da estrutura espacial, dos agrupamentos em Campus e a expansão do espaço físico da UFPel.

Superintendência de Orçamento e Gestão de Recursos (SOR): órgão ao qual incumbe realizar o planejamento e a execução orçamentária. A área teve seu status elevado.

PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA (PRA)

Coordenação de Licitações e Contratos (COLICON): órgão responsável pelas áreas de licitação e contratos da UFPel. Criada em função da alta complexidade e diversidade de assuntos envolvidos, tem o objetivo principal de garantir que as áreas de licitações e contratos da UFPel atuem com eficiência e eficácia, com controle e acompanhamento dos processos.
Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA): anteriormente Pró-Reitoria de Infraestrutura, agora está ligada diretamente à PRA. Tem por objetivo aproximar as duas estruturas, de forma a agilizar os processos de manutenção e aprimorar a fiscalização de contratos terceirizados.

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (PROGIC)
Criada com o objetivo de planejar, coordenar e acompanhar a execução da política institucional de gestão da informação e comunicação, e das tecnologias da informação e processos, visando à otimização dos processos na UFPel e a melhoria dos serviços prestados à comunidade. Dentro dela estão:

Coordenação de Processos e Informação Institucional (CPI): órgão responsável pelos processos de busca, acesso, reuso e cruzamento de dados públicos, bem como pelo mapeamento de processos na UFPel.

Coordenação de Redes e Infraestrutura (CREI): órgão responsável por oferecer às unidades acadêmicas e administrativas soluções em informática e comunicação de dados, bem como planejar e executar os procedimentos referentes à segurança da informação.

Coordenação de Sistemas de Informação (CSI): órgão responsável por soluções de tecnologia da informação que promovam a disponibilidade, a integridade, a confiabilidade, a autenticidade e a transparência das informações dos ativos relacionados aos sistemas informatizados da UFPel.

Coordenação de Comunicação Social (CCS): órgão responsável por planejar e coordenar as políticas e ações de comunicação da UFPel, desenvolvendo atividades de comunicação institucional, de radiodifusão pública e de apoio à qualificação profissional de acadêmicos em sua área de atuação.

Veja, nos organogramas, como ficou a totalidade da estrutura:

Publicado em 27/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.