Laboratório de Eficiência Energética em Edificações promove curso

O Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (Linse) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está promovendo o 11º Curso de Formação Prática no RTQ-C. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (26), neste site.

Trata-se de uma oportunidade para estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, e demais interessados em eficiência energética de edificações.

O curso é dividido em três etapas, sendo duas presenciais e uma a distância. São 30 vagas disponíveis.

O investimento para a participação no curso é de R$ 1.200,00. Estudantes, mediante comprovação, recebem 30% de desconto.

O curso será realizado no miniauditório da Agência da Lagoa Mirim (Rua Lobo da Costa, 447 – Pelotas).

Todos os participantes receberão certificados de participação no curso de extensão da UFPel. Aqueles que obtiverem média mínima 7,0 receberão também certificados de aprovação com apoio da ELETROBRAS e R3E.

Programa:
1. Etapa Presencial I: Introdução ao RTQ-C. (16 horas, 4 encontros de 4 horas)
Apresentação: Introdução ao panorama de eficiência energética;
Módulo I – Projeto Eficiente, NBR 15220 e Aspectos Gerais do RTQ-C;
Módulo II – Envoltória;
Módulo III – Sistema de Iluminação;
Módulo IV – Sistema de Condicionamento de Ar;
Módulo V – ENCE Geral e Exemplo de Etiquetagem pelo RTQ-C
Módulo VI – Apresentação da Avaliação I.
2. Etapa à distância: (72 horas)
2.1. Avaliação I – Exercício de etiquetagem de edificação comercial – prédio de escritórios.
3. Etapa Presencial II: Avaliação final. (12 horas, 3 encontros de 4 horas)
3.1. Correção da Avaliação I;
3.2. Avaliação II – Prova.

Cronograma:
Divulgação e inscrições – 17 de março a 26 de abril
Confirmação da inscrição – depósito até 26 de abril
Etapa Presencial I – 27 e 28 de abril
Etapa a Distância – 29 de abril a 24 de maio
Etapa Presencial II – 25 e 26 de maio
Correção final e divulgação das notas – 26 de junho

Equipe de ministrantes:
Prof. Dr. Arq. Antonio César Silveira Baptista da Silva, Prof. Dr. Arq. Eduardo Grala da Cunha, Prof. Dr. Eng. Mec. Oberdan Carrasco Nogueira, Me. Eng. Elet. Liader Oliveira, Ma. Arquiteta Juliana Pouey, Ma. Arquiteta Stífany Knop, Ma. Arquiteta Jaqueline Peglow e Ma. Arquiteta Mariane Brandalise.

Publicado em 25/04/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.