Latino-América Duo faz apresentação na BPP, no dia 3

A Associação Amigos do Conservatório de Música da UFPel apresentará no dia 3 de maio, às 19h30min, no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense, com entrada franca, o Latino-América Duo, formado pelos músicos Alexandre Simon e José Daniel Telles dos Santos. O Duo é um grupo que se dedica à música instrumental para dois violões, através da fusão de diversos elementos, que busca evocar, através deste repertório, a melancolia da milonga platina e a força do tango rio-platense, passando pelo contagiante choro brasileiro e pela visceral música nordestina, costurado por temas e obras inspiradas no folclore nacional e sul-americano. A promoção, a organização e a coordenação do evento são da Diretoria da Associação.

O grupo iniciou suas atividades em 2009, realizando apresentações em teatros, museus e salas culturais da região sul. Atualmente, o Latino-América Duo está lançando seu álbum de estreia, produzido pela Organic Recording Studio. Este trabalho apresenta releituras inéditas para clássicos brasileiros como Odeon de Ernesto Nazareth e Carinhoso de Pixinguinha, e da música latinoamericana como Libertango e Adios Nonino de Astor Piazzolla. O projeto apresenta ainda duas composições inéditas de Thiago Colombo como a Milonga Trivial e a Suíte Gauchesca, esta última dedicada ao duo e inspirada em temas do “folclore gaúcho“. Para retratar a força e a exuberância do nordeste brasileiro, Lágrimas Nordestinas I, II, III e IV, obra do compositor Marcelo Fortuna. Todo este hibridismo apresentado visa representar o mosaico e a pluralidade cultural do continente latino-americano.  O Latino-América Duo contou com a participação especial dos músicos Jucá de Leon (percussão), João Alexandre (violão), Thiago Colombo (guitarrón) e do Mestre do Violão Pampeano, Lucio Yanel em algumas faixas do novo disco.

Ao longo de sua formação, o Latino-América Duo tem realizado alguns concertos e participado de alguns projetos culturais: Projeto “Musical Petropar” do Teatro São Pedro em Porto Alegre; Concerto no Teatro Threze de Maio, em Santa Maria; Concerto no Museu da Baronesa em Pelotas, projeto “Fazendo Música no Museu”; Projeto “Música na Casa do Capitão” no Instituto João Simões Lopes Neto; Concerto no Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé; Concerto no V Seminário Internacional em Memória e Patrimônio; Concerto no Fórum Internacional de Sustentabilidade da UFPel; Projeto Prata da Casa, no Teatro Municipal de Rio Grande; Concerto dos “25 anos do Centro Municipal de Cultura de Rio Grande”; Concerto na 36ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande; Gravação do programa MUSIURG, promovido pela TV FURG; Participação na Orquestra de Violões do “IV Festival Internacional de Guitarra de Uruguay” e do “I Festival Internacional de Música do SESC/RS”; além de ter sido agraciado com o Prêmio Concertos Didáticos da FUNARTE e Ministério da Cultura pelo projeto “Música Sem Fronteiras” em escolas públicas da fronteira do Brasil com o Uruguai.

Alexandre Souza Simon é bacharel em Música pela UFPel e Mestrando em Performance Musical pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio). Atuou como educador musical nas cidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, onde trabalhou como professor de violão no Curso de Música do IFRS. Realizou inúmeros concertos em diversos espaços culturais do Rio Grande do Sul, destacando-se os projetos “Violões do Sul”, “Musical Petropar” e “Concertos Didáticos” da Funarte, além de concertos no Canadá, onde lançou “Terruño”, seu primeiro disco solo dedicado a música sul-brasileira e latino-americana. De 2013 a 2015, realizou uma especialização em música latino-americana com o violonista Eduardo Isaac no Conservatório Luis Gianneo em Mar del Plata, na Argentina. Atualmente, reside na cidade do Rio de Janeiro onde desenvolve sua pesquisa de mestrado com orientação do professor Clayton Vetromilla na UniRio.

José Daniel Telles dos Santos é bacharel em Música pela UFPel e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela mesma universidade, onde desenvolveu a pesquisa “Lucio Yanel e o Violão Pampeano: memórias, histórias e identidades de um fazer musical no sul do Brasil”. Atua como violonista, pesquisador e educador musical desde 2001, tendo sido fundador e professor do Espaço Musical JD de 2006 a 2013, e professor do Instituto de Belas Artes da cidade de Rio Grande. Atualmente, é docente do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa na cidade de Bagé (RS) onde coordena o projeto de extensão “Camerata Pampeana de Violões”. Em parceria com o violonista Alexandre Simon, coordenou a realização do “I Festival Internacional de Violão do Mercosul”. Atualmente, dedica-se a performance violonística e ao ensino coletivo do instrumento, além de desenvolver estudos sobre música e violão pampeano.

O que: Latino-América Duo.

Quando: 03 de maio às 19 h 30 min.

Onde: Biblioteca Pública de Pelotas – Praça Cel Pedro Osório, 103.

Quanto: Entrada franca.

Publicado em 24/04/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.